Tordo-codorna ( Cinclosoma clarum ) é uma especie de ave da família dos Cinclosomatidae que pertence ao gênero dos Cinclosoma.
São aves diurnas, que vivem sozinhas ou aos pares, que passam a maior parte do dia no solo, voando raramente e por curtas distâncias.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tordo-codorna
O tordo-codorna mede 21–26 cm de comprimento. São aves de aspecto maciço e rechonchudo, com cabeça alongada com bico cônico e pontiagudo, corpo arredondado com peito proeminente e asas arredondadas, cauda quadrada e de comprimento médio e patas fortes e alongadas.
No geral, essas aves se aproximam assemelham-se ao ‘semelhante tordo-codorniz’ , do qual se diferenciam pela maior extensão da dorsal castanha, que (como se depreende do nome científico ) é mais clara.
A plumagem é cinza acinzentada na cabeça (com reflexos acobreados no vértice e na nuca) e região escapular, enquanto o dorso, cauda e asas são marrom-avermelhadas, estas últimas com remígios primários e secundários e mais escuras, tendendo para coberturas cinzentas – enegrecidas com borda branca.
As laterais são marrom-acinzentadas, enquanto a máscara facial entre as laterais do bico e o olho, a garganta e o peito são pretas, sendo o resto do ventre branco: a sobrancelha e um longo bigode que separa a gular preta da o cinza cefálico e atinge as laterais do pescoço.
O dimorfismo sexual é muito evidente: na fêmea o preto cefalotácico está completamente ausente (embora permaneçam o bigode e as sobrancelhas brancas), sendo a coloração dominada por tons de castanho dorsalmente, sendo o peito cinzento e o ventre branco.
Em ambos os sexos o bico é enegrecido com a ponta mais clara tendendo ao acinzentado, enquanto as patas são carnudas acinzentadas e os olhos são castanhos escuros.
Habitat do tordo-codorna
O habitat destas aves é constituído por zonas áridas e semiáridas com cobertura arbustiva, com presença de árvores isoladas.
Distribuição do geográfica
A espécie é endêmica da Austrália , da qual povoa uma grande porção centro-oeste que vai desde Shark Bay até as margens ocidentais da Grande Bacia Artesiana , do sul ao sudoeste da Austrália Meridional . Austrália e a faixa costeira do noroeste.
Reprodução do tordo-codorna
A reprodução do tordo-codorna ainda não foi descrita, no entanto pensa-se que não difere significativamente, em termos de métodos e épocas, do que se pode observar entre outros tordos-codorniz.
Em particular no tordo-codorniz aparentado (de qual o tordo-codorna era considerado uma subespécie ).
Alimentação do tordo-codorna
São aves insectívoras , que se alimentam principalmente de insectos e outros pequenos invertebrados , bem como (embora esporadicamente) de sementes, grãos e bagas.
Estado de conservação do tordo-codorna
A UICN não a reconhece como espécie, razão pela qual não é colocada em nenhuma categoria de ameaça.