Tordo-de-garganta-preta: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Tordo-de-garganta-preta (Turdus atrogularis) é uma espécie de pássaro da família Turdidae que pertence ao gênero dos Turdus.
Às vezes é considerado como uma subespécie de uma espécie politípica , “sapinho-de-garganta-escura”, sendo então as outras subespécies. Tratamentos mais recentes consideram os dois como espécies separadas.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tordo-de-garganta-preta é uma espécie migratória do Paleártico Oriental . Seu alcance se sobrepõe ao sabiá-de-garganta-vermelha de reprodução mais oriental.
Características do tordo-de-garganta-preta

O tamanho e as proporções do corpo são semelhantes ao fieldfare , mas um pouco menor e mais fino. Peso corporal 70-110 g, comprimento do corpo é 24-27 cm.
O macho tem queixo ao peito existe uma mancha marrom-escura (sua cor varia do marrom-escuro ao preto aveludado, podendo haver estrias esbranquiçadas). A parte superior do corpo é cinza-acastanhada, há estrias escuras borradas nas laterais do corpo. As asas inferiores são vermelhas, o que é claramente visível em um pássaro voador.
Já as fêmeas tem no bócio um espessamento de manchas escuras, que às vezes se fundem em um avental relativamente contínuo; difere do fieldfare na cor monocromática do topo, na ausência de tons vermelhos pronunciados na parte inferior do corpo.
Os pássaros jovens até o final do verão são semelhantes em cor à fêmea, mas têm pinceladas leves no dorso, nas penas encobertas da asa há bordas avermelhadas claras, no peito e nas laterais há estrias escuras.
Habitat do tordo-de-garganta-preta

Os tordo-de-garganta-preta se habita ao longo das bordas de clareiras em florestas coníferas ou decíduas mistas.
Veja agora:
Geralmente na vegetação rasteira do pinheiro siberiano Pinus sibirica ou na floresta mista de abetos, especialmente ao longo de cursos de água ou em áreas pantanosas.
Distribuição geográfica
A área de reprodução do sabiá-de-garganta-preta se estende do extremo leste da Europa até a Sibéria Ocidental e o noroeste da Mongólia .
A área de invernada se estende desde o Oriente Médio , embora incomum na Península Arábica até o leste de Mianmar . Como vagabundo, ocorreu no Japão , Tailândia e Taiwan , bem como na maior parte da Europa a oeste de sua faixa normal.
Reprodução do tordo-de-garganta-preta

Reproduz-se solitariamente ou em agregações soltas de pares no final de maio até o final de julho. O ninho é feito de gramíneas e galhos finos amarrados com terra e forrados com gramíneas finas, musgo ou liquens.
O ninho é geralmente colocado a 1,5 a 2m do solo, às vezes no chão.
Alimentação do tordo-de-garganta-preta

O tordo-de-garganta-preta alimenta-se de invertebrados no chão e alimenta-se também de várias bagas, cerejas e algumas sementes.
Canto do tordo-de-garganta-preta
A música é lenta e bastante instável. Geralmente consiste em uma frase de assobio alto, semelhante a um trinado curto, muitas vezes ciciando fortemente: “tsirl”, “tsily”, “tsi-ryull” ou mais complexo – “tsyl-tria-tria”, “tsi-tsi- vryatityu”, “civl-tsiri-tsiri”, “ciil, qil, qil”, “qi-charrr”.
Em uma música, a sílaba “agitação” ou sua repetição costuma ser a mais proeminente. Os machos cantam especialmente ativamente ao amanhecer e perto do Círculo Polar Ártico – mais à noite. Chamadas e gritos em caso de ansiedade – várias variantes de “tsil-tsil”, “tsyuk-tsyuk”, etc.
