Tordo-escuro (Turdus obscurus ) é uma pequena ave da família dos sapinhos . Anteriormente considerado uma subespécie do tordo pálido.
Reproduz-se em densas florestas de coníferas e taiga a leste da Sibéria e Mongólia até o Japão. É fortemente migratório , invernando para o sul da China e sudeste da Ásia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Este é um tordo atraente, com dorso e cabeça cinza, este último com uma linha de olhos preta, com bordas brancas acima e abaixo.
Características do tordo-escuro
Um pouco maior que um estorninho . Comprimento do corpo 22-25 cm, envergadura 35-40 cm, peso 60-100 G. O dimorfismo sexual é pronunciado .
O macho tem cabeça cinza, “sobrancelhas” brancas acima dos olhos e um pequeno “bigode” branco próximo ao bico. A parte superior do corpo é marrom-oliva, o peito e os lados são vermelhos, o ventre e a parte inferior do corpo são branco-acinzentados.
A fêmea é mais opaca, com cabeça cor de azeitona e bochechas brancas. Os tordos jovens são semelhantes à fêmea, mas ainda mais pálidos, com manchas e estrias marrons e amareladas. Os olhos são escuros, as pernas e o bico são amarelo-acinzentados.
Habitat do tordo-escuro
O tordo-escuro é encontrado desde o leste da Sibéria até o Japão. Habita florestas de vários tipos, comuns em larício e taiga de coníferas escuras. Invernos no Sudeste Asiático.
Reprodução do tordo-escuro
O ninho é disposto em uma árvore, arbusto ou toco, a uma altura de 1 a 6 metros. Como outros tordos, é um edifício maciço e bem cuidado, composto por talos de grama, galhos finos, musgo, líquenes e agulhas, e manchado de lama.
A ninhada geralmente contém 4-6 ovos azul-esverdeados com manchas escuras. Os detalhes da biologia de nidificação não foram estudados. Provavelmente, os períodos de incubação e emergência dos filhotes são semelhantes aos de outros tordos.
Alimentação do tordo-escuro
O tordo-escuro é onívoro, comendo uma grande variedade de insetos , minhocas e bagas.
Canto do tordo-escuro
Como outros membros do gênero, o tordo-escuro canta lindamente e melodicamente. O canto consiste em um apito de flauta e um conjunto de trinados tranquilos, que o pássaro intercala com sons emprestados.
Um grito de alarme – “check-check” ou “tech-tech”, bem como um estalo seco e agudo.