Tordo-ruivo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Tordo-ruivo (Turdus iliacus) é uma especie de ave da família dos Turdidae que pertence ao gênero dos Turdus.
Prevê-se que esta última diminua a uma taxa de cerca de 30% ao longo dos próximos 15-16 anos (três gerações), e estima-se também que a população russo-asiática tenha experimentado algum declínio.
Portanto, suspeita-se que a população geral esteja diminuindo a uma taxa de cerca de 30%. Esta espécie é, portanto, classificada de forma conservadora na Categoria Quase Ameaçada da Lista Vermelha da IUCN.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tordo-ruivo
O tordo-ruivo Atinge 22 cm de comprimento, envergadura de 33-35 cm e peso médio de 60-80 g. A plumagem é marrom-oliva escura nas partes superiores, branco-fulvo com listras escuras nas partes inferiores, polpa vermelha na parte inferior das asas, de onde muitas vezes transborda.
O bico é robusto, marrom-escuro, com a base da mandíbula inferior amarela ou amarelo-alaranjada. A cauda é marrom escura, de comprimento médio e quadrada. A sobrancelha marcada é creme, a íris marrom escura.
Os tarsos são longos e fortes, as pernas e os pés são rosados ou cinza claro. Pelas dimensões e formas quase idênticas, pode ser confundido com o tordo-canoro , do qual se distingue pela cor mais escura do dorso , pela sobrancelha evidente e larga de cor creme esbranquiçada.
Habitat do tordo-ruivo
Vive no norte da Europa e em grande parte da Ásia , e é visitante regular da Bacia dos Cárpatos nos meses de outubro-abril.
A sua área de distribuição começa na parte oriental da Islândia , tocando a parte norte da Escócia , mais a leste no Norte da Europa na Escandinávia , nos Estados Bálticos , na Europa Oriental nas partes norte da Polónia e Bielorrússia , bem como na maior parte da Rússia e da Sibéria .
Mais recentemente, a sua área de reprodução expandiu-se para incluir as zonas do norte da Ucrânia , bem como estabeleceu-se nas regiões do sul da Gronelândia.Também em torno de Qaqortoq entre 1990-1991.
Passa o inverno no oeste e no sul da Europa , bem como no norte da África , ao redor do Mar Negro e do Mar Cáspio , e no vizinho sudoeste da Ásia.
Em áreas com altitudes mais elevadas, muitas vezes assume o habitat do tordo-europeu (Turdus torquatus) .
Reprodução do tordo-ruivo
O tordo-ruivo constrói um ninho feito de material vegetal seco e folhas de grama nas árvores ou no solo em áreas mistas e frondosas com solo úmido. Seu ninho consiste em média de 5 a 6 ovos , nos quais apenas o ovo eclode por 11 a 13 dias.
Após a eclosão, os filhotes ganham plumagem em 12 a 15 dias e precisam ser alimentados pelos pais por mais 14 dias. Os ovos têm 2,6 x 1,9 centímetros de tamanho e pesam em média 4,6 gramas, dos quais a casca representa cerca de 5%.
O macho não traz comida para o ovo, por isso deve sair regularmente do ninho para se alimentar. Porém, ambos os pais participam da alimentação dos filhotes. O tordo cria dois filhotes por ano.
Alimentação do tordo-ruivo
alimentam-se principalmente de vários invertebrados como insetos , milípedes e caracóis. No outono e no inverno, a dieta torna-se cada vez mais frugal.
Canto do tordo-ruivo
A chamada do tordo-ruivo é um longo “Tsiiiep”. Pode ser ouvido especialmente na partida ou como chamada de voo à noite. O repertório de chamadas também inclui sons ásperos de verificação e sons de däck ou pato que lembram melros.
O canto é variável e consiste principalmente em duas partes, primeiro alguns tons de flauta e depois um chilrear inquieto e áspero. A canção territorial completa pode ser ouvida ocasionalmente na primavera na Europa Central.