Tordoveia (Turdus viscivorus) é uma especie de ave ave da família Turdidae que pertence ao gênero dos Turdus.
É residente o ano todo em grande parte de sua área de distribuição, mas as populações do norte e do leste migram para o sul durante o inverno, geralmente em pequenos bandos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tordoveia
A tordoveia tem uma postura ereta, realçada pelo comprimento da cauda e pela robustez do bico e das pernas com comprimento total de 27 cm e envergadura de 42-47 cm e peso de 100-140 g.
As partes superiores são de cor castanho-acinzentada (mais clara na garupa), as partes inferiores apresentam fundo de cor esbranquiçada, com tonalidades de cor camurça dourada.
No queixo e na garganta há manchas enegrecidas evidentes, que no peito tornam-se maiores e assumem formato triangular, enquanto no abdômen, barriga e flancos há grandes manchas pretas redondas.
A cauda é marrom escura, com as retrizes externas debruadas em branco, assim como a parte terminal da cauda. A íris marrom escura se destaca contra o anel branco-amarelado da plumagem circundante. Pernas e pés são marrom-amarelados ou marrom-oliva claro.
O bico é enegrecido com um pouco de amarelo na base, embaixo. Oos sexos não apresentam dimorfismo . O tordo é maior e mais pálido que o tordo e tem manchas mais escuras no peito e na barriga
Habitat do tordoveia
Tordoveia é encontrada em florestas claras , parques e praças da Europa Central. A maioria das aves migra para o sudoeste da Europa no outono para passar o inverno.
Distribuição geografica
Está distribuído e reproduz-se por toda a Europa , excluindo a parte norte da Península Escandinava e nordeste da Rússia, a costa mediterrânica do Norte de África, o Médio Oriente, excluindo a Península Arábica.
Na Ásia ocidental, excluindo a parte oriental, as regiões montanhosas do Sul da Ásia, e a parte ocidental da Ásia Oriental. Os indivíduos que se reproduzem no norte migram para o sul durante o inverno.
É uma ave perdida no Japão, com apenas alguns registros registrados na província de Aichi, na província de Fukuoka e na ilha de Hegura.
Reprodução do tordoveia
O ninho é grande e construído com galhos secos, gramíneas e líquenes, forrado por dentro com argila e feno. O ninho geralmente fica em um pinheiro a alguns metros de altura. A postura dos ovos começa no sul da Finlândia por volta do primeiro de maio.
A fêmea põe de três a cinco ovos azul-esverdeados com manchas marrons e os incuba por cerca de duas semanas. O cão às vezes pode meditar por curtos períodos.
O ovo pesa 7,8 g. Ambas as mães cuidam dos filhotes, que deixam o ninho com duas semanas de idade e se tornam independentes algumas semanas depois. Pode nidificar duas vezes durante o verão, quando o macho cuida dos filhotes do primeiro ninho enquanto a fêmea põe ovos e incuba o segundo.
Alimentação do tordoveia
O tordoveia come insetos, vermes, bagas e frutas. Na Europa Central, o alimento de inverno do visco são especialmente bagas de visco , razão pela qual seu nome é tordo-visco em muitas línguas.
Canto do tordoveia
A chamada deles soa algo como “trr” ou “zrr”, um “tzerrrr” forte também é possível. Seu canto consiste em versos vocais curtos, repetidos, melancólicos, flautas e de longa duração que soam em algum lugar entre o melro e o tordo.
Eles são executados quase no mesmo tom. Os versos do tordo são mais curtos e monótonos que os do melro; faltam sequências sonoras pressionadas. Os tordos também costumam cantar na hora do almoço.