O torogoz (Eumomota superciliosa) é um pássaro exóticos e raros que pertence a família Juruva conhecido também como motmot-de-sobrancelha-turquesa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro.
O torogoz é uma ave colorida e de tamanho médio que habita a América Central desde o sudeste do México até a Costa Rica, onde é comum e não é considerado ameaçado.
Além disso, o seu nome se origina da cor turquesa de sua testa, é a ave nacional de El Salvador e da Nicarágua, onde é conhecida como “Torogoz” e “Guardabarranco”, respectivamente.
Características do torogoz
O torogoz é um pássaro que tem 34 cm de comprimento e pesa 65 g, ele também tem um corpo principalmente cinza-azulado com costas e barriga ruivos.
Há uma faixa azul clara sobre o olho e uma mancha preta com bordas azuis no pescoço, as penas de voo e a parte superior da cauda são azuis.
As pontas das penas da cauda são em forma de clava e os caules das penas nuas são mais longos do que outros da mesma espécie.
Reprodução do torogoz
O torogoz põe cerca de 3-6 ovos brancos o ninho é em forma de túnel longo em um banco de solo ou às vezes em uma pedreira ou poço de água doce.
Habitat
Esta espécie de ave vive em habitats bastante abertos, como borda de floresta, mata de galeria e cerrado, muitas vezes pousando ao ar livre em arames e cercas, a partir desses poleiros, ele procura presas, como insetos e pequenos répteis.
Alimentação
O torogoz se alimenta de insetos e pequenos répteis.