O torom-torom ( Hylopezus berlepschi ) é uma espécie de ave que pertence a família Grallariidae, conhecido como formiguinha-da-Amazônia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o torom-torom é uma espécie de ave encontrado na Bolívia, Brasil e Peru, e os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
O torom-torom é mais claro e alaranjado que o semelhante tovaca-patinho, que prefere floresta mais madura, e não tem contrastante marcas na face como em outros torons.
Subespécies
O torom-torom possui duas subespécies reconhecidas:
– Myrmothera berlepschi berlepschi: encontrado do NE do Peru até o leste do Pará, sempre ao sul do rio Amazonas, e também na Bolívia;
– Myrmothera berlepschi yessupi: encontrado no C e L do Peru e no SO da Amazônia brasileira (AC);
Características do torom-torom
O torom-torom é uma ave que mede 14,5 cm de comprimento, assim como as outras espécies do gênero, possui postura ereta, cauda curta e pernas compridas.
Além disso, no alto da cabeça e costas são castanho escuros, e olhos escuros com uma área clara ao redor, a garganta pode ser branca ou bege, conforme a região.
Com relação ao peito é bege amarelado, com estrias irregulares e verticais, dando um aspecto de mármore bem característico, a barriga é branca e os pés rosados e as laterais do corpo também beges.
Habitat
Esta espécie habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
Canto do torom-torom
O canto do torom-torom é longo é emite uma série de 3-5 notas altas coop. ao vocalizar esta ave incha as bochechas mostrando a pele rosada.
Fotos do torom-torom
Distribuição geográfica
O torom-torom é encontrado no Brasil ao sul do rio Amazonas (AM, AC, RO, PA, MT), além de Peru e Bolívia.