Toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla) é uma especie de ave da família dos Sylviidae que pertence ao gênero dos Sylvia.
A população total de Toutinegra-de-barrete-preto na Europa é de 25 a 49 milhões de casais reprodutores, com uma tendência ligeiramente crescente. Localmente, a população pode variar em mais de 50%.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do toutinegra-de-barrete-preto
O toutinegra-de-barrete-preto tem 13,5 a 15 centímetros de comprimento e envergadura de 20 a 23 centímetros, pesa entre 15 e 22 gramas.
A parte superior é cinza escuro, a parte inferior é cinza oliva, a garganta e as coberturas infracaudais são claras, as íris sempre pretas, a cauda é sempre escura, mais clara na base e sem branco.
Os flancos apresentam uma tonalidade ligeiramente acastanhada, mais nas fêmeas e nas aves jovens do que nos machos, o bico e as pernas são cinza.
O gorro de penas pretas é característico dos machos, o nome científico da espécie “atricapilla” (latim para “cabeça preta”) e o nome comum “Schwarzplattl”, que é comum na Áustria e na Baviera, referem-se a isso.
As fêmeas e os filhotes têm o gorro marrom-avermelhado, os machos no primeiro inverno apresentam coloração marrom, preta ou uma mistura das duas cores.
Habitat do toutinegra-de-barrete-preto
É uma espécie que habita terrenos arborizados, sombreados e com vegetação rasteira densa , embora também o possam fazer em parques e jardins com vegetação rasteira abundante, pois vão sempre de copa em copa, de arbusto em arbusto, e inquietos de galho em galho.
Exemplos onde estas toutinegras se desenvolvem são os carvalhos , freixos e outras formações de planifolia . Habitam também florestas de coníferas , carvalhos e florestas mistas, florestas selvagens, pomares de fruta e também olivais .
Evitam zonas muito secas, por isso são comuns na vegetação ribeirinha, junto a ribeiras, onde os níveis de humidade são mais elevados e onde as árvores estão mais desenvolvidas.
Quando as cidades oferecem maior quantidade de alimentos, ou por razões climáticas, etc., recorrem a estes, passando despercebidos porque são desconfiados e ao mesmo tempo activos.
Reprodução do toutinegra-de-barrete-preto
Faz ninhos em arbustos ou nos galhos mais baixos de uma árvore. Via de regra, o ninho está localizado a uma altura de 1 a 2 m do solo. Esta é uma estrutura desleixada e solta, torcida a partir de caules finos e secos ou raízes de ervas com uma pequena quantidade de cabelo na bandeja.
A ninhada geralmente contém 4-6 ovos esbranquiçados com manchas marrons. O macho e a fêmea participam da incubação dos ovos, que dura de 12 a 13 dias, e da alimentação dos filhotes. Existem duas ninhadas por temporada.
Os filhotes são alimentados não apenas com insetos, mas também com várias frutas silvestres. Os pais alimentam os filhotes que voam para fora do ninho por 8 a 10 dias, após os quais começam a construir um novo ninho e uma segunda ninhada.
Alimentação do toutinegra-de-barrete-preto
O toutinegra-de-barrete-preto se alimenta de insetos , frutas cultivadas e bagas ou frutos silvestres. Durante a primavera concentra-se basicamente na captura de besouros e dípteros .
Canto do toutinegra-de-barrete-preto
A toutinegra-de-barrete-preto é uma ave incansável que se dá a conhecer cantando constantemente e durante todo o ano, tanto machos como fêmeas. Seu trinado é semelhante ao da toutinegra , para não confundi-lo, deve-se destacar que o de Sylvia atricapilla é mais curto.
Possuem um canto agradável e variado que começa com um chilrear rico e um tanto desordenado, iniciando posteriormente uma pequena série de assobios. O refrão varia de acordo com as áreas e clãs que se formam entre os blackcaps.
Quando a toutinegra se alarma emite um teck teck seco e duro , que se repete insistentemente aos pares, assumindo um ritmo mais rápido quanto maior for a excitação.