Toutinegra-do-atlas: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Toutinegra-do-atlas (Sylvia deserticola) é uma especie de ave da família dos Sylviidae que pertence ao gênero dos Sylvia.
A espécie possui uma grande área de distribuição e uma grande população. Com base nesses critérios, a IUCN categoriza as espécies como viáveis (LC). É descrito como bastante comum e localmente comum.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do toutinegra-do-atlas
A toutinegra-do-atlas é uma toutinegra Curruca relativamente pequena e de cauda longa, com comprimento de corpo de 11,5 a 12,5 centímetros.
Assemelha-se tanto à toutinegra de óculos quanto à toutinegra de garganta vermelha , com a asa marrom-ferrugem e o anel ocular branco da primeira e a parte inferior vermelho-tijolo da última, parte superior cinza e barras de bigode brancas.
Ele mantém sua longa cauda, ao contrário da toutinegra de óculos, frequentemente levantada. Os pássaros jovens no outono são confusamente semelhantes à toutinegra-de-óculos, mas são mais beges no peito.
Habitat do toutinegra-do-atlas
A toutinegra-do-atlas habita em encostas de montanhas com vegetação esparsa ou em charnecas com arbustos baixos, como maquis e garrigue . Em alguns casos, também são aceites azinheiras ou cedros individuais .
A sua área de distribuição durante todo o ano é o norte de África , que faz parte do Paleártico . É um migrante parcial , deslocando-se para o sul no inverno e depois vivendo em estepes semi- desérticas e secas com arbustos.
Reprodução do toutinegra-do-atlas
A época de reprodução ocorre principalmente entre maio e julho, mas começa em maio em níveis mais elevados. Parece ter um padrão reprodutivo monogâmico.
Deposita de três a cinco ovos em um ninho de grama colocado de um a um metro e meio acima do solo em um arbusto.
Alimentação do toutinegra-do-atlas
A toutinegra-do-atlas se alimenta principalmente de pequenos artrópodes, como minhocas, lagartas, formigas e besouros.
Canto do toutinegra-do-atlas
A chamada é um “tscheck” frequentemente repetido. O chamado de alerta soa como um pardal choramingando nasalmente “tschett-ett-ett-ett-ett…”
A música rápida e estridente contém alguns tons de assobio entrelaçados. Soa mais suave e agradável comparado ao da toutinegra-de-cabeça-de-veludo .