Tovaca-estriada (Chamaeza nobilis) é uma espécie de ave da família dos Formicariidae que pertence ao gênero dos Chamaeza.
São aves diurnas, que vivem sozinhas ou aos pares e passam a maior parte do dia deslocando-se pelo solo em busca de alimento, prontas para se refugiar na densa vegetação em caso de perigo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da tovaca-estriada
A tovaca-estriada mede 22,5 cm de comprimento e pesa 119-152g na mesma idade, as fêmeas são ligeiramente menores e mais leves que os machos.
São aves de aspecto rechonchudo e maciço, dotadas de cabeça arredondada com bico fino e pontiagudo, asas curtas e arredondadas, patas alongadas e cauda quadrada.
A plumagem é marrom dorsalmente, mais escura no dorso, asas, garupa e cauda (com asas e cauda tendendo a ter uma borda externa enegrecida) e sombreada em marrom-avermelhado na cabeça.
Garganta, parte central da barriga e parte inferior são brancas , e da mesma cor são a sobrancelha e uma fina faixa em forma de meia-lua presente nas laterais do pescoço, enquanto o peito e as laterais apresentam penas brancas com base preta, conferindo à área um aspecto mosqueado que confere à espécie o próprio aspecto comum.
O bico é de cor enegrecida com base carnuda e púrpura, e as patas também são desta última cor: os olhos são de cor castanha escura.
Habitat da tovaca-estriada
O habitat dessas aves é representado por áreas de floresta tropical úmida com vegetação rasteira não muito espessa , embora não costumem frequentar a floresta aluvial.
Distribuição geográfica
A tovaca-estriada é muito difundido na América do Sul , onde habita boa parte da bacia amazônica que vai do sudeste da Colômbia ao longo das encostas orientais da cordilheira dos Andes até a área fronteiriça entre o sudoeste do Peru e o extremo norte.
A oeste da Bolívia , e daí para leste até às margens ocidentais do Tapajós (embora alguns exemplares também tenham sido observados na área entre este e o Xingu) tendo a área de Santarém como limite oriental da cordilheira.
Reprodução da tovaca-estriada
Os dados sobre a reprodução do tordo-listrado são poucos e fragmentados, referentes à observação de um ninho (estrutura globular de material vegetal entrelaçado, localizado na cavidade de um tronco de árvore a cerca de 3 m do solo) e de exemplares jovens recém-emplumados. em junho.
Acredita-se, porém, que o evento reprodutivo destas aves não difere significativamente, em termos de métodos e tempo, do que pode ser observado entre outros ancarídeos.
Alimentação da tovaca-estriada
A dieta destas aves ainda não foi estudada: no entanto, pensa-se que sejam predominantemente insetívoras .
Canto da tovaca-estriada
O chamado da tovaca-estriada consiste em uma série de assobios que começam lentos e distantes e se tornam mais rápidos e agudos (de 3 a 16 notas por segundo) à medida que continua.