Tovacuçu-malhado (Grallaria varia) é uma espécie de ave natural de América do Sul da família Formicariidae, conhecido como tovacuçu-malhado, tovaca-açu e tovaca-grande.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tovacuçu-malhado é uma ave rara ser incomum sobre ou próximo ao solo, em habitats de florestas úmidas montanas de baixa altitude, nas Guianas, baixa Amazônia e Mata Atlântica, mais numerosos nesta última, até 1400 m de altitude no Brasil e abaixo de 600 m no norte.
Subespécies
O tovacuçu-malhado possui cinco subespécies:
– Grallaria varia varia: encontrado nas Guianas e no Brasil ao norte do rio Amazonas até o baixo rio Napo;
– Grallaria varia cinereiceps: encontrado no extremo sul da Venezuela e na região adjacente do noroeste do Brasil e no nordeste do Peru;
– Grallaria varia distincta: encontrado no Brasil ao sul do rio Amazonas na região entre o rio Madeira e o rio Tapajós, até o estado do Mato Grosso;
– Grallaria varia imperator: encontrado no sudeste do Brasil dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro até o leste do Paraguai e norte da Argentina;
– Grallaria varia interceden: encontrado no nordeste e sudeste do Brasil, do estado de Pernambuco até os estados da Bahia e Minas Gerais e provavelmente no estado do Espírito Santo.
Características do tovacuçu-malhado
O tovacuçu-malhado mede 21 cm de comprimento, a cabeça e olhos grandes, corpo pequeno e cauda curta, pernas longas, fortes e esbranquiçadas, e pula pelo solo em postura reta e cauda levantada.
Além disso, este ave de comportamento bastante tranquilo, dificilmente voa, desloca-se em 3 ou 4 passos e para.
Reprodução do tovacuçu-malhado
Esta espécie nidifica próximo ao solo, o ninho tem formato de tigela aberta feito de material seco como folhas e galhos, podendo ser colocado em cavidades em tocos, em folhas no chão da mata ou paus em baixa altura na vegetação.
Esta espécie põe dois ovos azul-esverdeados, e os pais se revezam na construção do ninho e no cuidado com os filhotes.
Alimentação
O tovacuçu-malhado captura suas presas sobre as folhas secas da mata, a ave se alimenta de aranhas, escorpiões, centopeias, lacraias e insetos.
Habitat
Esta ave habita em florestas úmidas, tanto a Amazônica quanto a Atlântica, e vive em mata alta e sombria em diversos tipos de clima, na Mata Atlântica do Sudeste é mais comum em áreas montanhosas.
Fotos do tovacuçu-malhado
Canto do tovacuçu-malhado
O canto do tovacuçu-malhado é longo e de tom grave, e é emitido somente ao amanhecer e entardecer, e apesar de ser bastante ouvida em matas preservadas, é dificilmente observada.
Além disso, essa vocalização é profundo, e ecoa à longas distâncias, aumentando o volume gradativamente.
Distribuição geográfica
O tovacuçu-malhado pode ser encontrado no Brasil em grande parte da região Norte, além das áreas remanescentes de Mata Atlântica no Nordeste, Sudeste e Sul.