Tovaquinha (Dichrozona cincta) é uma especie de ave da família dos Thamnophilidae que pertence ao gênero Dichrozona.
O formigueiro-bandado é mais terrestre do que a maioria dos pequenos formigueiros , habitualmente andando no chão, muitas vezes sacudindo o rabo enquanto caminha.
Geralmente anda solitário, menos frequentemente aos pares e nunca em bandos mistos.
Características da tovaquinha
O tovaquinha mede entre 9 e 10 cm de comprimento e pesa entre 14 e 15,5 g, a cauda é curta e o bico longo e fino. Apresenta dimorfismo sexual .
O macho é castanho-castanho na parte superior, com uma estreita faixa frontal branca , a parte inferior das costas e a garupa são pretas, cruzadas por uma faixa branca visível; asas pretas com duas barras marrons amareladas visíveis, penas externas da cauda brancas.
É branco abaixo com uma faixa de manchas pretas no peito, a fêmea é semelhante, mas com a garupa castanho-amarelada e ligeiramente mais castanha-amarelada na parte inferior.
Habitat da tovaquinha
Esta espécie é considerada incomum em seu habitat natural: o solo úmido da floresta de terra firme , onde prefere áreas com sub-bosque mais aberto, principalmente abaixo de 450 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se no extremo sudoeste da Venezuela (sudoeste do Amazonas ), centro-sul e sudeste da Colômbia (ao longo da base oriental dos Andes ao sul de Meta e a leste de Guainía ).
Leste do Equador , leste do Peru e noroeste e sul da Amazônia no Brasil (alta Bacia do Rio Negro , e do oeste do Amazonas a leste até o Pará na Bacia do Rio Xingu e sul até o Acre e norte até Rondônia ) sul a noroesteBolívia ( Pando , Beni , La Paz ).
Reprodução da tovaquinha
Muito pouco também se sabe sobre seus hábitos reprodutivos. Um único ninho descrito no leste do Equador era um copo aberto, colocado 1 m acima do solo, em uma bifurcação de um arbusto baixo na selva.
Alimentação da tovaquinha
Muito pouco se sabe sobre a dieta da tovaquinha, provavelmente composta por vários insetos e outros artrópodes .
Canto da tovaquinha
A canção é uma longa série de até 15 notas ” puiii “, com uma estranha qualidade de toque penetrante, persistentemente dada em cerca de uma nota por segundo.