Trigueirão (Emberiza calandra) é uma pequena ave que pertence a família Emberizidae, esta espécie se distribui pela Europa, pelo Norte de África e pela Ásia.
Em Portugal é uma ave comum que pode ser observada durante todo o ano, esta espécie de zonas abertas, que surge associada principalmente a habitats agrícolas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do trigueirão
O trigueirão tem cerca de 16–19 cm de comprimento, com um olho visivelmente escuro e mandíbulas amareladas, e os machos carecem de cores vistosas, principalmente na cabeça, que é típica do gênero Emberiza.
Além disso, ambos os sexos se parecem com cotovias, com listras marrom-acinzentadas na parte superior e partes inferiores esbranquiçadas.
As partes inferiores são estriadas sobre os flancos e o peito, e as formas estriadas se estendem ao redor da garganta, as coberturas das asas menores são distintamente escuras e com pontas brancas, e a cauda é marrom lisa.
Reprodução do trigueirão
Os machos desempenham apenas um pequeno papel no cuidado parental; eles não estão envolvidos na construção do ninho ou na incubação, e apenas alimentam os filhotes quando eles estão crescidos.
O ninho do trigueirão é feito de capim, forrado com pelos ou capim fino, e geralmente é construído no chão.
O tamanho médio da embreagem é quatro, mas geralmente varia de três a cinco, ocasionalmente seis.
Alimentação
A alimentação do trigueirão consiste principalmente de sementes, mas também inclui insetos como grilos, especialmente quando alimentam os filhotes.
Habitat
Esta espécie habita em locais abertas e agrícolas.
Canto do trigueirão
O canto do trigueirão é um som metálico repetitivo, geralmente comparado a teclas estridentes, que é produzido por um arbusto baixo, poste de cerca ou fios de telefone.
Na Primavera os machos fazem ouvir o seu canto, geralmente emitido a partir de um ponto alto.
Distribuição geografica
O trigueirão é encontrado no sul e centro da Europa, norte da África e Ásia até o Cazaquistão, é principalmente nas regiões mais frias da Europa central e da Ásia migram para o sul no inverno.