Trinca ferro pantaneiro: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Trinca ferro pantaneiro ( Saltator coerulescens) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Saltador.
Anteriormente colocado na família Cardinalidae . É nativo da América do Sul até recentemente variava do México à Argentina mas dois grandes grupos de subespécies da América Central e norte da América do Sul foram separados como a espécie completa Saltator grandis e Saltator olivascens em 2020.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do trinca ferro pantaneiro
O trinca ferro pantaneiro mede em média 21 cm de comprimento e pesa cerca de 58 g . O bico é preto e as patas são acinzentadas. A íris é marrom. A cabeça e a parte dorsal são cinzentas, com uma faixa superciliar esbranquiçada visível .
A garganta é ocrácea com bordas enegrecidas. O resto da parte ventral é cinza e castanho. As asas e a cauda são enegrecidas.
Habitat do trinca ferro pantaneiro
Esta espécie amplamente disseminada é considerada localmente comum numa variedade de habitats naturais , como matagais, matas leves e de galeria , e clareiras adjacentes; evite selvas densas; até 1200 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se desde a bacia amazônica do sul da Colômbia, leste do Equador, leste do Peru, norte e leste da Bolívia , do norte (principalmente ao sul do rio Amazonas ) e nordeste do Brasil (do sul ao centro-oeste e extremo sudoeste), Paraguai, até centro da Argentina e oeste do Uruguai.
Reprodução do trinca ferro pantaneiro
O trinca ferro pantaneiro constroem seu volumoso ninho em forma de tigela nos galhos das árvores a uma altura entre dois e quatro metros de altura.
Suas garras geralmente consistem em dois ovos azuis claros que medem em média 23–31,5 mm de comprimento por 17–22 mm de largura e pesam cerca de 5 gramas.
Eles têm uma aparência incomum para o resto do gênero porque têm uma extremidade marmorizada com manchas marrons.
Atraso na construção do ninho de oito a nove dias, o período de incubação é de treze a quatorze dias. Os ovos são postos em dias consecutivos e os filhotes eclodem em 24 horas e permanecem no ninho por 19 dias.
Alimentação do trinca ferro pantaneiro
Sua dieta principal consiste em brotos, flores, frutos e folhas, também alguns insetos . Alimenta-se desde o solo até uma altura de seis metros. Coletar no solo, camada herbácea, galhos e folhagens.
Canto do trinca ferro pantaneiro
A chamada comum é uma calúnia ascendente prolongada, ch’wheeet ou ch’kweeee , às vezes com um início mais elaborado, como hi’whee chu weeeeh . O canto é um gorjeio, geralmente bastante curto, variando de nasal a suave.