Triste-pia: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Triste-pia ( Dolichonyx oryzivorus ) é uma espécie de passeriforme ave da família Icteridae da América único membro do gênero Dolichonyx .
É uma ave de hábitos migratórios que voa anualmente desde as regiões temperadas da América do Norte até o centro-sul da América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É conhecida por ter a rota migratória mais longa de todas as aves terrestres do continente americano. É uma espécie polígina e gregária , que se alimenta de vários tipos de grãos .
Características do triste-pia
Os adultos medem de 16 a 18 cm De comprimento, com bicos curtos semelhantes a tentilhões e pesam cerca de 28 g .
Os machos adultos são em sua maioria pretos com nucas cremosas e escapulários brancos, parte inferior das costas e nádegas.
As fêmeas adultas são em sua maioria marrom-claras com listras pretas nas costas e flancos e listras escuras na cabeça; suas asas e caudas são mais escuras.
Medidas
-Comprimento : 15–21 cm,
-Peso : 28–57 g,
-Envergadura : 27 cm,
Habitat do triste-pia
A triste-pia vivem em habitats agrícolas de baixa intensidade, como campos de feno e pastagens, durante a época de reprodução. Eles também podem ser encontrados em campos exuberantes e prados de gramíneas, ervas e flores silvestres.
Os ninhos são frequentemente construídos em áreas de maior densidade vegetativa e altura. Embora pequenos números possam nidificar em pastagensEntre 2 e 4 hectares, campos maiores suportam maiores densidades de casais reprodutores.
Eles usam habitats semelhantes ao longo de seu ciclo anual. Durante a migração, os tagarelas ocupam campos de pousio e terras agrícolas, bem como pântanos costeiros e de água doce. Na América do Sul, eles podem ser encontrados em pastagens, pântanos, arrozais e fazendas.
Alimentação do triste-pia
O triste-pia se alimenta de sementes , grãos , insetos e aranhas , e pode ser um problema nos arrozais . 21 Entre maio e setembro, os insetos constituem 57,1% de sua dieta, sendo os 42,9% restantes constituídos por matéria vegetal.
Reprodução da triste-pia
A maioria dos machos chega aos criadouros norte-americanos e logo estabelece seus territórios em meados de maio; as fêmeas chegam no final de maio e início de junho.
No sudeste do Oregon, as fêmeas acasalam entre 20 de maio e 10 de junho, e os ninhos mantêm os filhotes de 11 de junho a 7 de julho.
46 Esta espécie normalmente cria uma única ninhada por ano, embora as fêmeas possam voltar a nidificar se sua primeira tentativa de criar uma ninhada falhar.
Ocasionalmente, é vítima de parasitismo de criapelo sabiá-marrom ( Molothrus ater ), icterídeo cuja reprodução requer a postura de seus ovos em ninhos de outras aves .
Em um estudo em campos de feno de Nova York que acompanhou a evolução de 33 ninhos de tagarela, cada casal produziu em média apenas 0,3 filhotes que conseguiram sair do ninho; enquanto 85% dos ninhos eram improdutivos devido a práticas agrícolas, outros 9% eram devido à predação.
Canto do triste-pia
Sua chamada , muitas vezes emitida em vôo, foi descrita como um rosa melódico , como uma tinta nasal , ou como um crescente, ofegante fink .