Trogon narina ( Apaloderma narina ) é uma espécie de ave da familia dos Trogonídeos que pertence ao gênero Apalodermia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Embora seja a escolha de habitat mais difundida e católica das três espécies de Apaloderma , seus números estão esgotados localmente devido ao desmatamento .
Características do trogon narina
É sexualmente dimórfico, com os machos com cores mais vivas. Ambos os sexos têm plumagem verde viva e ruiva na parte superior. As penas da cauda têm um brilho azul esverdeado metálico.
Os três rectices externos de cada lado têm pontas e franjas brancas, dando à parte inferior dos pássaros empoleirados uma aparência branca característica (compare trogon de cauda barra ). As coberturas das asas são de um cinza grisalho e remanescem principalmente em um cinza incolor.
O macho, especialmente, tem plumagem vermelha amaranto brilhante na parte inferior e boca aberta e verde e flanges dos olhos. A fêmea tem rosto e plumagem no peito marrons, pele azul orbitando os olhos e plumagem vermelha mais opaca abaixo.
Os pássaros imaturos se assemelham às fêmeas, mas têm pontas brancas distintas nas terciais (asa interna) e boca aberta e flanges dos olhos menos distintas.
Habitat do trogon narina
O trogon narina tem uma grande distribuição em África, habitando terras baixas a terras altas, vales e florestas ribeirinhas , de regiões tropicais a temperadas, as que ocorrem em terras altas dispersando-se sazonalmente para níveis mais baixos.
Pode ser encontrada desde Serra Leoa até a Etiópia , e do leste da África até o leste e sul da África do Sul . Devido à sua ampla variedade e escolha variada de habitat, o trogon Narina é considerado uma espécie de menor preocupação em termos de conservação.
Reprodução do trogon narina
A fêmea põe de dois a quatro ovos no buraco de uma árvore. A ninhada é incubada por ambas as aves progenitoras por cerca de duas semanas.
Alimentação do trogon narina
O trogon narina alimenta-se de insetos como mariposas , besouros e lagartas, além de aranhas , que bica nos galhos. Às vezes também ataca pequenas lagartixas .
Canto do trogon narina
O chamado é um pio baixo e repetido, dado apenas pelos machos, na defesa de território ou na atração de parceiras.