Tucano andino (Andigena) é uma espécie de tucano da família Ramphasidae conhecido como tucano-da-montanha, ele esta distribuído nas florestas tropicais da Cordilheira dos Andes no oeste da América do Sul
Além disso, esta espécie de tucano é caracterizado por suas cores muito brilhantes e variadas, tanto na plumagem como no bico, e medem entre 40 e 55 centímetros de comprimento.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tucano andino é nativa da Colômbia e do Equador e também possui características muito marcantes de uma maneira geral.
Eles vivem em florestas montanhosas de alta umidade dos Andes e vale salientar que essa é uma das cinco espécies do gênero Andigena.
Características do tucano andino
O tucano andino são aves que medem entre 40 e 55 centímetros de comprimento e são caracterizados por suas cores muito brilhantes e variadas, tanto na plumagem como no bico.
Ameaças
A família dos tucanos é considerada ameaçada de extinção devido à destruição do habitat pelo desmatamento.
Embora nenhuma das espécies de tucanos existentes esteja ameaçada de acordo com a IUCN, seus números estão diminuindo constantemente.
Comportamento
Essas aves não se empoleiram em pares, famílias ou pequenos grupos de indivíduos não relacionados.
Bromélias, musgos e cecropias são comumente encontrados nas florestas úmidas de montanha onde vivem – geralmente são grandes.
Há uma alegação de que é comum em toda a sua extensão, mas devido ao declínio contínuo do habitat, seu status de conservação é Ameaçado ou Vulnerável nas listas da IUCN.
Alimentação do tucano andino
O tucano andino possui uma dieta composta principalmente por frutas e também por sementes. Isso ajuda a confirmar que essas aves são consideradas frugívoras.
Fotos do tucano andino
Habitat e distribuição da espécie
Principalmente encontrado no noroeste do Equador, o tucano andino tende a habitar as florestas úmidas e franjas temperadas nas encostas orientais dos Andes.
Vale a pena notar que as florestas úmidas e temperadas são caracterizadas por epífitas abundantes e um dossel de 6 a 10 metros de altura.
Além disso, sua distribuição ocorre na região da Colômbia e Equador. Confira abaixo as principais regiões:
Sopé ocidental dos Andes (Sudoeste da Colômbia e Noroeste do Equador) – Pita Canyon (Nariño) – Sudoeste da Colômbia – Rio Chanchán, a oeste do Equador.
Sua altitude varia entre 1600 e 2600 metros acima do nível do mar, embora tenha sido registrada a 3100 metros na província de Imbabura-Equador.
Devido a esta altitude óbvia em que esta espécie prefere estar, divide seu nicho ecológico com o galo Peña. Além disso, sua área de ocupação foi estimada em 14.300 km².