Tucano choco: características, reprodução, alimentação, criação e comportamento
O tucano choco (Ramphastos brevis) é uma ave quase-passeriforme da família Ramphastidae, que encontrada em florestas úmidas de planícies e contrafortes na encosta do Pacífico da Colômbia e Equador.
Além disso, dentro de seu alcance, uma extensa destruição de habitat está ocorrendo, mas permanece bastante comum localmente.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tucano choco possui um bico amarelo e preto marcante, as suas pálpebras e região ao redor dos olhos são verdes ou verdes amarelados.
Com relação a garganta e pescoço são amarelados, com uma faixa branca e uma faixa vermelha na transição da garganta para o peito.
Características do tucano choco
Embora o tucano choco esteja entre as menores espécie de tucanos, ele é um ave de grande porte e possui o comprimento de corpo de 48 a 55 centímetros.
Com relação ao comprimento do bico dos machos é de 12,7 a 16,3 centímetros, o das fêmeas é de 11,4 a 13,9 centímetros, um pouco menos, o peso varia entre 365 e 482 gramas.
Esta ave e cor preto com um bico amarelo e preto marcante e um babador amarelo.
Na selva, o tucano choco geralmente é melhor separar os dois pela voz; coaxando no Choco, uivando na castanha-mandíbula.
Tem plumagem e cor de bico semelhantes, mas é significativamente menor.
Tucanos de praia adultos têm penas pretas na parte superior do corpo. Da testa ao meio das costas, cada pena tem uma ponta marrom-avermelhada profunda.
A parte inferior das costas é preta na parte superior do corpo, as tampas superiores da cauda são brancas.
A cauda é azul-escuro brilhante, o queixo, partes emplumadas do rosto e garganta são amarelo claro.
Há uma faixa vermelha estreita na transição do pescoço para o peito.
A tampa da cauda inferior é vermelha, o resto da parte inferior do corpo é preto com o peito lavado em marrom avermelhado escuro na parte inferior.
Reprodução do tucano choco
Os tucanos choco são aves que põem 3-4 ovos brancos puros que são incubados por 16 dias, o jovem empluma-se em cerca de 45-50 dias.
Criação do tucano choco
A criação dos tucanos choco em cativeiro, e as suas necessidades de gaiolas espaçosas e uma dieta rica em frutas, e sua sensibilidade à hemocromatose (doença de armazenamento de ferro).
Além disso, esta ave torna difícil mantê-lo para tratador novato, o tucano choco é muito raro em cativeiro nos Estados Unidos .
Alimentação
O tucano choco se alimenta de frutas que tenham a maior parcela da dieta, mas provavelmente também comem insetos.
Além disso, até que ponto eles comem filhotes e ovos como outras espécies de Ramphastos ainda não é conhecido.
Comportamento
Os tucanos são muito sociais e a maioria das espécies é encontrada em grupos de até 20 aves ou mais na maioria das vezes.
Eles não têm hábitos migratórios, mas atravessam rios e espaços abertos em um caminho montanhoso, seguindo a sazonalidade da frutificação das árvores.
Fotos do tucano choco
Distribuição geográfica
O tucano choco é uma espécie de ave que está restrito às florestas úmidas de Chocó no oeste do Equador e no oeste da Colômbia. Seu alcance global estimado é de mais de 110.000 km².