Tucano-da-montanha-de-capuz: características, reprodução, habitat e alimentação
O tucano-da-montanha-de-capuz (Andigena cucullata) é uma espécie de ave da família dos tucanos Ramphastidae, encontrado na Bolívia e no Peru.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
origem
Além disso, essa espécie de tucano ainda pode ser encontrada nas florestas mais úmidas dos Andes, numa extensão que vai do sudeste do Peru até a parte central da Bolívia.
Características do tucano-da-montanha-de-capuz
O tucano-da-montanha-de-capuz é uma ave possui que tem entre 48 e 50 cm de comprimento, e pode pesar de 220 a 380 gramas.
Com relação à sua aparência, possui cauda marrom, asas esverdeadas e um colar azul-acinzentado na parte da nuca, Já a cabeça, assim como a ponta do bico possuem uma tonalidade azul mais escura, quase preta.
Em geral, esta ave aqui é muito parecida com a espécie tucano-de-peito-cinzento, distingue-se apenas pelo dorso, que é esverdeado no tucano-da-montanha.
Além disso, não há sobreposição geográfica conhecida entre essas espécies que possa explicar suas semelhanças físicas.
Reprodução da tucano-da-montanha-de-capuz
O ritual de acasalamento consiste essencialmente em machos e fêmeas jogando frutas um no outro como forma de competição.
Quando finalmente ocorre a escolha entre os parceiros, os ninhos são construídos em partes ocas ao nível das árvores, em geral, o tucano põe de 2 a 4 ovos que são depositados em algumas lascas de madeira que revestem os ninhos, com o objetivo de aumentar a temperatura do local.
Os machos são os responsáveis pela incubação desses ovos mesmo quando estão para permanecer nos ninhos por curtos períodos (cerca de 1 hora mais ou menos).
Os pais também compartilham a tarefa de alimentar os filhotes com frutas até que eles tenham pelo menos 8 semanas de idade.
Alimentação
O tucano-da-montanha-de-capuz forrageia desde o sub-bosque da floresta até o dossel, sozinho ou em pequenos grupos que podem ser famílias extensas, sabe-se que sua dieta inclui vários tipos de frutas, mas faltam detalhes.
Risco de extinção
Apesar de ser uma espécie raramente vista na natureza, muitos especialistas acreditam que o tucano-da-montanha-de-capuz não é uma espécie ameaçada de extinção, mesmo que esteja em estado de vulnerabilidade.
A tendência populacional desta ave, se estável já há algum tempo, então ao contrário de outras espécies de tucanos cuja taxa de população está diminuindo a cada ano, o tucano da montanha está (pelo menos até agora) livre desse risco de extinção.
Distribuição geografica
O tucano-da-montanha-de-capuz pode ser encontrado no lado leste dos Andes, desde o departamento de Puno , no sudeste do Peru, até o oeste e centro da Bolívia, até o departamento de Cochabamba.