Tuim-da-colômbia ( Forpus conspicillatus) é uma espécie de papagaio da família Psittacidae, conhecido também como papagaio-de-óculos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN , o Tuim-da-colômbia é de menor preocupação, e suas populações são estáveis e possivelmente crescentes devido ao desmatamento e ao desenvolvimento da terra, pois preferem habitat aberto em vez de floresta densa.
Subespécies
Existem três subespécies de tuim-da-colômbia: F. c. conspicillatus; Papagaio-de-óculos-do-cauca ( F. c. caucae ) e Papagaio-de-óculos venezuelano ( F. c. metae ).
Características do tuim-da-colômbia
O tuim-da-colômbia é a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 centímetros de comprimento e pesa em media 26 gramas.
Além disso, o bico é pequeno e cinza claro, e possui dimorfismo sexual, uma característica rara nas espécies brasileiras da família.
Com relação ao macho é verde-amarelado, com uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo dorso; algumas penas na dobra da asa, ombros, parte inferior das costas, e coberteiras caudais são de uma cor azul-violeta.
Já a testa, coroa e lados da cabeça mais esverdeados, parte inferior da cauda verde, e a fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos, a cauda curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito.
Reprodução do tuim-da-colômbia
Os tuins-da-colômbia nidificam em cavidades de árvores ou estruturas semelhantes, eles farão uso de buracos de árvores abandonados ou ninhos de montanhas de argila criados por outras espécies de aves não relacionadas, embora também sejam capazes de criar novos ninhos.
Além disso, a fêmea incuba os ovos enquanto o macho assume o papel de guardar o ninho e alimentar a fêmea e os filhotes após a eclosão, os papagaios de óculos são monogâmicos e alguns pares podem até acasalar por toda a vida.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de sementes, nozes, folhas, bagas, cactos, Tamarindus sp. e outras frutas, e ocasionalmente podem alimentar-se de pequenos insetos.
Habitat
O tuim-da-colômbia habita em bordas de florestas perenes de planície, arbustos espinhosos, llanos, matas de galeria e antigas florestas altamente degradadas ou florestas de baixa densidade.
Fotos do tuim-da-colombia
Distribuição geografica
O tuim-da-colômbia é encontrado na América Central e do Sul, incluindo o norte e centro da Colômbia, Venezuela e leste do Panamá (subespécies podem ser encontradas em regiões específicas da Colômbia e Venezuela, veja acima).