Tuim: espécie, características, alimentação, reprodução e habitat
O tuim (Forpus xanthopterygius) é uma das menores espécies de papagaio nativo da América do Sul, sendo encontrado principalmente no Brasil. Com apenas 12 cm de comprimento, ele se destaca por sua plumagem verde vibrante, comportamento sociável e capacidade de adaptação a diferentes ambientes.
O tuim é conhecido popularmente como papagaio-anão, periquito-tuim ou papagaio-do-amazonas, cuiúba, chuim, periquitinho, pacu, papacum, periquitinho de são josé, papacu, tuí e periquito da quaresma. essa pequena ave encanta tanto observadores de aves quanto criadores que apreciam sua personalidade amigável.
Com uma ampla distribuição geográfica, o tuim pode ser encontrado em florestas tropicais, áreas abertas e até em zonas urbanas com vegetação abundante. Ele é altamente adaptável e se ajusta bem à vida em cativeiro, sendo um dos pássaros preferidos para criação doméstica.
Hoje no blog passaro.org, vamos explorar mais sobre as espécies, características, alimentação, reprodução, habitat, valor e curiosidades deste pássaro.
Subespécies e tipos de Tuim
Esta ave Possui seis subespécies conhecidas tais como:
Forpus xanthopterygius
Esta espécie é a descrita acima, encontrada no noroeste da Argentina, Paraguai, centro e leste do Brasil até a Bahia.
Forpus xanthopterygius flavissimus
Esta espécie é parecido com a anterior, mas a plumagem em geral é um pouco mais amarelada, testa, área ao redor da base do bico e garganta de uma cor amarelo limão.
Além disso, todas as marcações azul-violeta são de uma cor mais pálida que a forma anterior.
Fêmea também mais amarelada que a da forma nominal, ela é encontrada no Nordeste do Brasil, do Maranhão até o norte da Bahia.
Forpus xanthopterygius crassirostris
Parecido com tuim, mas a testa é verde-esmeralda, todos as marcações azul-violeta são mais pálidas, exceto nas secundárias.
Esta é uma espécie de tamanho menor, mas com bico mais largo que a forma nominal, as fêmeas parecidas com a de xanthopterygius, mas também possuem a testa verde-esmeralda.
Esta espécie é encontrada no noroeste do Peru e sudeste da Colômbia, além da Região Amazônica no Brasil.
Forpus xanthopterygius olallae gyldenstolpe
Muito similar a crassirostris, porém as coberteiras das asas são de uma cor violeta-acinzentada pálida; coberteiras primárias e uropígio são mais escuros.
Esta espécie é encontrada exclusivamente na região de Codajás e Itacoatiara, na margem norte do Amazonas, no noroeste do Brasil.
Forpus xanthopterygius flavescens
Esta espécie é levemente mais amarelado, na testa e as bochechas verde-amareladas; uropígio, coberteiras inferiores das asas e secundárias azuis; parte inferior da cauda verde-azulado pálido.
No entanto, as fêmeas também se distinguem por possuírem a parte inferior da cauda verde-azulada pálida.
É encontrada exclusivamente no Leste da Bolívia (Santa Cruz e Beni) e sudeste do Peru.
Forpus xanthopterygius spengeli
Distribuição esta espécie é restrita ao norte da Colômbia.
Características do tuim
O Tuim é uma ave da família dos papagaios com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 centímetros de comprimento e pesa em media 26 gramas.
Já o bico deste pássaro é pequeno e cinza claro, ele também possui dimorfismo sexual, uma característica rara nas espécies brasileiras da família.
Já o macho é verde-amarelado, com uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo dorso, e em algumas penas na dobra da asa, ombros, parte inferior das costas, e coberteiras caudais são de uma cor azul-violeta.
No entanto, já na testa, coroa e lados da cabeça mais esverdeados, a parte inferior da cauda verde.
Por outro lado a fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos, ela possui a cauda curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito.
Alimentação do tuim
O tuim é uma ave que se alimenta de sementes de braquiária e de grama, plantas herbáceas, mangas, bagas, mamões, bananas, goiabas, laranjas, jabuticabas, coquinhos de palmeiras, coco verde, coco seco, brotos e flores.
No entanto, em cativeiro estas aves podem ser alimentados com uma mistura de sementes de girassol, alpiste, painço, frutas secas e frescas,
Eles também se alimentam de verduras como brócolis, couve, almeirão, chicória, legumes como jiló e berinjela, biscoito, pão e ração comercial específica.
Canto do tuim
A seguir ouça o canto do tuim:
Habitat do tuim
Esta ave prefere as áreas semiabertas, florestas, mata Atlântica, vegetação de porte médio a alto, matas ou florestas que formam corredores ao lado dos rios.
Também podem ser encontrados em matas ciliares, de araucária, subtropicais, restinga, mata de riparia ou ribeirinha.
Campos ou campinaranas, caatinga, cerrado, áreas onde basicamente houve ou há ação do homem, pantanal, manguezais, e ilhas fluviais.
Hábitos do tuim
Os tuins vivem em bandos com até 20 aves da sua espécie e sempre pousam, se agrupam em casais, essas aves são ativos, e se deslocam por grandes áreas, sempre com gritos de contato.
Esses gritos são chamados são agudos, em tons mais baixos do que os do periquito, além de serem mais curtos.
Além disso, qualquer novidade na área de alimentação, ninho ou dormida é logo saudada pelos gritos de alarme e contato do grupo dessas aves.
Dessa forma eles pousam e ficam camuflados pelas folhas, é surpreendente ver a quantidade que estava invisível na vegetação, depois de um grupo surpreendido levantar voo.
Reprodução do tuim
No período de reprodução o casal desta espécie tem um carinho extremo um com o outro, roçando e arrumando as penas do companheiro.
Além disso, o acasalamento e reprodução ocorre nos meses de clima quente em árvores ocas de, ninhos de João de Barro e também ninhos de pica pau abandonados.
Contudo, a fêmea põe de 3 a 8 ovos, sendo que o macho também contribui um pouco na incubação, no entanto, a maior parte do processo cabe com a fêmea, e ambos alimentam os filhotes.
Já a eclosão acontece após cerca de 20 dias, e logo após os 30 dias do nascimento dos filhotes estes já começam a sair do ninho.
Valor do tuim
No mercado de aves ornamentais, o tuim é bastante popular devido ao seu tamanho compacto, comportamento dócil e facilidade de criação. O valor do tuim pode variar dependendo de sua idade, sexo e local de compra, geralmente sendo mais acessível em comparação a outras aves.
No entanto, é importante destacar que a criação e comercialização de animais silvestres devem ser regulamentadas e autorizadas por órgãos ambientais.
Curiosidades sobre tuim
Um fato interessante sobre o tuim ele considerado o menor psitacídeo do Brasil, país mais rico do mundo nesta família de aves, cujos maiores representantes são as araras.
Além disso, o macho tem grande área azul na asa e no baixo dorso, enquanto a fêmea é quase totalmente verde, com área amarelada na cabeça e nos flancos.
Inteligência e Sociabilidade: O tuim é um pássaro bastante inteligente e sociável. Em cativeiro, ele pode aprender a imitar sons e realizar pequenos truques.
Diferença de Sexo: É fácil diferenciar machos e fêmeas, já que os machos possuem penas azuis nas asas e cauda, enquanto as fêmeas são completamente verdes.
Vida em Grupo: Na natureza, o tuim raramente é visto sozinho, preferindo viver em pares ou pequenos bandos.
Longevidade: Em cativeiro, com uma dieta adequada e cuidados adequados, o tuim pode viver até 15 anos, tornando-o um excelente companheiro de longo prazo.
Distribuição geográfica do tuim
O pássaro tuim é encontrado no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia, também no alto Amazonas até o Peru e a Colômbia.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Codorna Mineira.