O tuju ( Lurocalis semitorquatus) é uma espécie de ave que pertence a família Caprimulgidae, conhecido popularmente de bacurau-de-cauda-curta e curiango-de-costas-brancas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tuju é amplamente distribuído na América do Sul central e norte, esta ave habita principalmente a floresta perene de planície.
Também o tuju é encontrado em paisagens mais abertas, como clareiras, margens de rios, antigas plantações de cacau e florestas secundárias de meia-idade.
Subespécies de tuju
O tuju possui cinco subespécies reconhecidas:
– Lurocalis semitorquatus semitorquatus: Ocorre da Colômbia até as Guianas e também na região norte do Brasil.
– Lurocalis semitorquatus stonei: Ocorre do sudeste do México até o nordeste da Guatemala e do norte de Honduras até o nordeste da Nicarágua, do leste e sudoeste da Costa Rica até o noroeste do Equador.
– Lurocalis semitorquatus notivagus: Ocorre do sul da Costa Rica até o oeste do Equador
– Lurocalis semitorquatus schaeferi: Ocorre no norte da Venezuela.
– Lurocalis semitorquatus nattereri: Ocorre no leste do Equador, norte do Peru, Bolívia, no Brasil ao sul do Rio Amazonas até o noroeste da Argentina na província de Missiones.
Características do tuju
O tuju é uma ave que mede entre 19 e 29 centímetros e comprimento e pesa entre 79 e 80 gramas.
Espécie de ave é robusta, florestal, notável pelo comprimento das asas e pela rigidez das mesmas, cauda curta de ponta extrema esbranquiçada.
As partes superiores do tuju são marrom-escuras a enegrecidas com manchas e manchas ruivas e amareladas.
Em relação, as asas também são marrom-escuras com manchas suaves de várias cores e, ao contrário da maioria dos outros falcões noturnos, não possuem marcas brancas ousadas.
Já a cauda é marrom com barras fulvas ou acinzentadas e uma estreita faixa amarelada ou esbranquiçada na ponta.
Reprodução do tuju
O tuju coloca um único ovo diretamente sobre o substrato, sem material de ninho adicional.
Este ovo é esbranquiçado, manchado com marrom e cinza, ou castanho estriado de azul claro, e a incubação dura cerca de 22 dias, os jovens emplumam após 22 dias.
Alimentação
O tuju alimenta-se de insetos capturados em voo.
Habitat
tuju habita na floresta perene de planície, como clareiras, margens de rios, antigas plantações de cacau e florestas secundárias.
Comportamento
Esta é uma ave de hábitos noturnos, encontrada tanto em matas quanto em áreas urbanas e se torna ativo no crepúsculo, quando começa a voar e vocalizar atrás de insetos para se alimentar.
Canto do tuju
O canto do tuju mais comum varia ligeiramente entre as subespécies e foi descrita como um ewIT … ewIT … ewIT constantemente repetido, mas bem espaçado …
O canto do tuju é um agudo, ligeiramente líquido g’wik ou gweek , é dado tanto quando empoleirado quanto em vôo.
Distribuição geográfica
O tuju é encontrado no México, Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guianas, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, e Venezuela.