Tuque-pium (Elaenia parvirostris) é uma espécie de ave que pertence a família Tyrannidae, também conhecida como guaracava-de-bico-pequeno, guaracava-verde e guaracava-de-bico-curto.
O tuque-pium é uma espécie encontrado em matas e bordas de florestas até 1200 m.
A ave se reproduz do sudeste do Brasil até o centro da Argentina, migrando para o norte da América do Sul no inverno austral.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tuque-pium
O tuque-pium mede 13 cm de comprimento, é uma pequena ave esverdeada com píleo verde e crista central branca (visível apenas em momento de excitação), peito e garganta cinzas e ventre branco.
Além disso, as suas asas apresentam duas barras brancas distintas, virtualmente igual ao tuque (Elaenia mesoleuca) do qual se distingue apenas pela vocalização.
Alimentação
O tuque-pium se alimenta de frutos e de pequenos insetos.
Reprodução do tuque-pium
Esta espécie de ave se reproduz no Sul em novembro e migra posteriormente para o Sudeste e o Centro-oeste da Amazônia.
Habitat
O tuque-pium habita em bordas de matas, capoeiras, parques, cerrados e áreas semi-abertas.
Canto do tuque-pium
O canto do tuque-pium parece um zumbido “wh’eer”, um rápido e complexo, a sua vocalização também consiste em um chamado de tweedle-twee, e um único pip.
Fotos do tuque-pium
Distribuição geográfica
O tuque-pium pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Antilhas Holandesas, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.