O turaco-cinzento (Corythaixoides concolor) é uma espécie de ave que pertence a família Musophagidae, conhecido também como pássaro-cinzento, lourie cinza, loerie cinza ou kwêvoël.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave ousada e comum dos afrotrópicos meridionais, eles estão presentes em florestas abertas áridas a úmidas e savanas espinhosas, especialmente perto de águas superficiais.
A espécie regularmente forma grupos e se alimentam nas copas das árvores ou se banham no chão, dentro de seu alcance, sua combinação única de cor, aparência e hábitos evita confusão com outras espécies de aves.
Características do turaco-cinzento
Ambos os sexos de turacos-cinzentos são semelhantes eles medem de 47 a 51 cm da ponta do bico à ponta da cauda e pesam cerca de 200 a 300 g.
A espécie têm uma plumagem cinza-esfumaçada quase uniforme com caudas longas e uma crista fina e varrida para trás de cerca de 6 a 7 cm de comprimento.
Com relação a crista pode ser levantada quase verticalmente quando excitada, e bico forte e curvo é preto e a boca e a língua incrivelmente rosa.
A plumagem é cinza mais escura no queixo e na garganta e mais clara ao redor dos olhos e na barriga, e a plumagem do peito é lavada ligeiramente verde-oliva como a de seu parente próximo, o pássaro desnudo.
Reprodução do turaco-cinzento
O ninho do turaco-cinzento é construída a partir de gravetos bastante finos e muitas vezes espinhosos.
O ninho tem aparência de um ninho de pomba substancial, e seus ovos quase redondos e brancos podem ser vistos de baixo.
Normalmente, três ovos são postos em um ninho que é colocado no centro de uma árvore isolada. Os adultos compartilham todos os deveres parentais, e os filhotes começam a escalar antes de serem capazes de voar.
Os filhotes são cobertos por densa penugem acastanhada e são alimentados com comida regurgitada pelos pais. A época de reprodução é julho a agosto em Angola, abril a novembro no Malawi, agosto a setembro na Zâmbia, setembro e dezembro a abril na Namíbia, e todos os meses no Zimbábue e na África do Sul.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de frutas como figos silvestres e bagas, flores, brotos, folhas, cupins e caracóis.
Hábitos do turaco-cinzento
Embora seu vôo seja bastante lento e trabalhoso, os turacos-cinzentos podem cobrir longas distâncias, uma vez no topo das árvores abertas, eles podem exibir a agilidade que está associada aos Musophagidae, pois correm ao longo dos galhos das árvores e pulam de galho em galho.
Além disso, eles podem formar grupos e grupos de até 20 a 30 que se deslocam em busca de frutas e insetos perto das copas das árvores.
Habitat
O turaco-cinzento habita qualquer floresta de savana árida a úmida e relativamente aberta, especialmente onde estão presentes acácias.
A espécie também frequenta em bordas da floresta e ocorrem comumente ao longo de cursos de água, matas ciliares secas e em florestas de acácia em aluvião.
Fotos do turaco-cinzento
Canto do turaco-cinzento
O Canto do turaco-cinzento é uma série de gritos mal-humorados e o clássico chamado nasalado go-waaay.
As vocalizações também inclui “kweh” ou “go-way” caracteristicamente altas e nasais, com a última sílaba tipicamente um sotaque descendente.
Distribuição geografica
O turaco-cinzento é nativa do sul de Angola, e pode ser encontrado no sul da RDC, Zâmbia, sul da Tanzânia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Botswana, Zimbábue, África do Sul e Eswatini.