Turaco-de-bannerman (Tauraco bannermani) é uma especie de ave da família dos Musophagidae que pertence ao gênero dos Tauraco.
A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que existam entre 2.500 e 10.000 indivíduos espalhados entre populações fragmentadas e que o número de aves está a diminuir.
A principal causa do declínio da população é a perda de habitat, principalmente devido a incêndios florestais , mas também devido ao desmatamento de terras para agricultura e pastagem, e à extracção de madeira e recolha de lenha .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do turaco-de-bannerman
O turaco-de-bannerman tem 40 a 43 cm de altura e pesa entre 200 e 250 g. É um turako verde com um grande bico amarelo, rosto cinza e um capuz curto carmesim que é cinza-esverdeado na base. Rédeas , queixo e bochechas são cinza, a testa é cinza escuro com toque avermelhado.
O pescoço e o peito são verdes, a superfície superior e as coberturas das asas são verdes douradas, as coberturas superiores da cauda e a cauda são de roxo escuro a preto azulado, e as penas de controle externas têm bordas verdes.
As asas primárias e as 3 asas externas do braço são vermelho-carmim com pontas marrom-escuras, a parte inferior é cinza escuro com um tom esverdeado.
O bico amarelo tem uma crista vermelha, os olhos são castanhos com anel orbital vermelho, as pernas e os pés são pretos. Os gêneros não diferem.
Habitat do turaco-de-bannerman
Habita a floresta tropical montana, sejam florestas primárias ou florestas secundárias onde possuem árvores altas que lhes fornecem os frutos dos quais se alimentam.
Sua amplitude altitudinal está entre 2.200 e 2.600 m, sendo substituído em altitudes mais baixas pelo turaco-da-guiné (Tauraco persa) que prefere mata aberta e cerrado.
Distribuição geográfica
O turaco-de-bannerman é endêmico das montanhas arborizadas dos Camarões . A sua população principal encontra-se nas terras altas de Bamenda, no oeste dos Camarões, mas algumas aves também estão presentes noutros locais isolados, como as montanhas Mbam, Fossimondi e Fomenji.
A sua sobrevivência depende da proteção da floresta Kilum-Ijim, a maior área remanescente de floresta montanhosa nas terras altas de Bamenda.
Reprodução do turaco-de-bannerman
Reproduz-se no início do período chuvoso, entre março e junho, construindo um ninho feito de galhos na parte mais densa da folhagem de árvores e arbustos, sempre acima de 5 m do solo.
Normalmente a ninhada consiste em dois ovos. Ambos os pais participarão da incubação dos ovos que durará aproximadamente 20 dias.
Os filhotes, que nascem com os olhos abertos, começarão a explorar os arredores do ninho com duas ou três semanas, podendo voar com 5 semanas de idade. Os pais participarão da alimentação dos filhotes com alimentos regurgitantes.
Alimentação do turaco-de-bannerman
A espécie alimenta-se principalmente de frutos e frutos moles de teixo-caroço ( Podocarpus milanjensis ), também de figos .
Canto do turaco-de-bannerman
O chamado é descrito como uma série de grasnidos consistentes de 7 a 12, precedidos por um som mais suave e prolongado “whooah…groh-groh-groh-groh-groh-groh-groh”.
O canto é semelhante ao do turaco da Guiné ( Tauraco persa ), mas é mais agudo e menos penetrante.