Turaco-de-bico-amarelo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Turaco-de-bico-amarelo (Tauraco macrorhynchus) é uma especie de ave da família dos Musophagidae que pertence ao gênero dos Tauraco.
O turaco-de-bico-amarelo é uma ave diurna, arbórea, que passa a maior parte do dia em busca de alimento na copa das árvores. Ele raramente desce ao chão apenas quando precisa beber ou tomar banho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do turaco-de-bico-amarelo
O turaco-de-bico-amarelo mede cerca de 42 cm de comprimento e pesa entre 215 e 270 gramas. Possui cabeça, pescoço e peito verdes; A crista arredondada em forma de capacete é da mesma cor e tem a ponta colorida em preto e branco ou vermelho dependendo da subespécie.
O resto do corpo, asas e cauda são de um azul púrpura metálico. O interior das asas tem penas vermelhas profundas.
Na parte inferior do olho apresenta duas listras paralelas, uma preta e outra branca. O anel ocular é vermelho e o bico, como o nome da espécie indica, é amarelo.
Habitat do turaco-de-bico-amarelo
O habitat inclui preferencialmente floresta tropical primária em terras baixas, floresta montanhosa , floresta de galeria desde o nível do mar até 1600 m.
Distribuição geográfica
O turaco-de-bico-amarelo é encontrado na África Subsaariana vindo de Angola , Camarões , República do Congo , República Democrática do Congo , Costa do Marfim , Guiné Equatorial , Gabão , Gana , Guiné , Libéria , Nigéria e Serra Leoa .
Reprodução do turaco-de-bico-amarelo
A época de reprodução ocorre entre dezembro e fevereiro na Serra Leoa, entre junho e agosto e entre dezembro e janeiro nos Camarões e entre maio e junho, agosto e dezembro no Gabão.
O ninho é composto por galhos secos bem escondidos a uma altura de 7 a 10 m. A ninhada consiste em 2 ovos ovais de cor branca cremosa, que são chocados por ambos os pássaros progenitores.
Alimentação do turaco-de-bico-amarelo
O turaco-de-bico-amarelo alimenta de frutas , incluindo sementes e vagens, caracóis e insetos.
Canto do turaco-de-bico-amarelo
O chamado é descrito como uma série muito longa de até 55 grasnidos, que inicialmente se tornam mais rápidos e abertos com um único som curto e uma longa pausa.