Turaco-de-livingstone: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Turaco-de-livingstone (Tauraco livingstonii) é uma especie de ave da família dos Musophagidae que pertence ao genro dos Tauraco.
Devido à grande extensão da sua área de distribuição, é considerada pela IUCN como uma espécie de menor preocupação.
Mas sabe-se que a população está a diminuir devido à destruição do seu habitat e ao comércio de aves exóticas, pelo que a sua protecção será ser necessário num futuro próximo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do turaco-de-livingstone
Turaco-de-livingstone mede aproximadamente 45 cm de comprimento e seu peso varia entre 260 e 380 gramas. Sua característica mais marcante é a crista, que tem formato diferente de outras espécies de turaco, pois é mais longa na parte frontal da cabeça e diminui à medida que se aproxima da nuca.
É verde e tem pontas brancas. O rosto, pescoço e parte superior do corpo também são verdes, possuindo duas linhas brancas emoldurando o olho (sendo a superior mais curta). O anel de olhoÉ vermelho e o bico é curto e laranja.
A parte inferior do corpo, asas e cauda têm cor variável dependendo da subespécie e variam entre o verde, o verde mais escuro e o azul-violeta; sempre com tons metálicos. As penas das asas são vermelhas, mas só são vistas quando o animal abre as asas.
Habitat do turaco-de-livingstone
O habitat inclui áreas florestais perto da costa e nas montanhas desde o nível do mar até 2.500 m de altitude.
Distribuição geográfica
O Turaco-de-livingstone ocorre no sudeste da África, nas terras baixas costeiras do sul da Tanzânia , passando por Moçambique até a África do Sul , bem como nas terras altas do Malawi ao norte de Moçambique e no Zimbábue .
Existe uma população isolada nas montanhas do noroeste da Tanzânia ao Burundi .
Reprodução do turaco-de-livingstone
A época de reprodução ocorre entre Outubro e Dezembro no Malawi, entre Dezembro e Janeiro e Junho em Moçambique, e entre Setembro e Fevereiro no Zimbabué.
O ninho é cuidadosamente construído com gravetos e galhos de 3 a 10 m de altura em uma seção particularmente densa de uma árvore ou arbusto. A ninhada consiste em 2 ovos brancos de casca lisa, que são incubados por ambas as aves adultas durante 22 a 23 dias.
Alimentação do turaco-de-livingstone
Os turaco-de-livingstone são animais frugívoros, embora não desprezem botões, folhas ou flores; até mesmo insetos na época de reprodução.
Canto do turaco-de-livingstone
O chamado é descrito como uma série de 10 a 15 grasnidos, inicialmente baixo e mais curto, depois tornando-se mais alto. A cabeça é empurrada para a frente, o bico ligeiramente aberto, a garganta e o peito inflados e todo o corpo se move em ritmo.
As chamadas são feitas nas copas das árvores principalmente no início da manhã e ao anoitecer. Na maioria das vezes os pássaros respondem uns aos outros.