Turaco-unicolor (Crinifer concolor) é uma especie de ave da família dos Musophagidae que pertence ao gênero dos Crinifer.
Embora seu vôo seja bastante lento e desajeitado, eles podem percorrer longas distâncias. Porém, uma vez na copa das árvores é mais ágil, como as demais espécies de turaco, movendo-se correndo pelos galhos das árvores ou saltando de galho em galho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do turaco-unicolor
O turaco-unicolor é uma ave esbelta que mede cerca de 50 cm de comprimento e pesa entre 200 e 300g, possui cauda longa, e como todos os turacos possui uma crista de até 6 cm de comprimento que pode ser levantada quando o pássaro fica excitado.
A plumagem de todo o corpo é de cor cinza homogênea, que escurece no queixo e na garganta e empalidece ao redor dos olhos e na barriga.
Seu bico é preto, curto e curvado para baixo, e o interior da boca é de uma cor rosa profundo, ambos os sexos são semelhantes.
Habtat do turaco-unicolor
O turaco-unicolor estende-se por toda a África Austral , exceto pelo seu terço mais meridional. Os seus habitats naturais são savanas arborizadas (especialmente onde predominam as acácias), também arbustos, orlas florestais e matas ribeirinhas secas.
Em habitats mais secos é mais comum encontrá-los ao longo das margens de rios e riachos. Também pode ser encontrado em ambientes humanos, como campos de cultivo, parques e jardins.
Reprodução do turaco-unicolor
A época de reprodução varia de uma área para outra dentro de sua área de distribuição. Normalmente constrói um ninho pouco firme, com galhos e gravetos finos e espinhosos, que coloca no centro de uma árvore isolada.
Geralmente põem três ovos e a incubação e os cuidados são compartilhados por ambos os pais. A incubação dura cerca de 20 dias e os filhotes nascem cobertos por uma densa penugem acastanhada. Os pais alimentarão os filhotes regurgitando a comida.
Depois de duas ou três semanas começarão a explorar os arredores do ninho e uma semana depois poderão voar, embora ainda dependam dos pais por um tempo.
Alimentação do turaco-unicolor
O turaco-unicolor alimenta-se principalmente de frutas, como figos ou bagas, flores, botões, folhas, cupins e caracóis.
Canto do turaco-unicolor
Especialmente quando perturbados, eles tornam sua presença conhecida por seus chamados ‘kweh’ ou ‘go-way’ caracteristicamente altos e nasais, com a última sílaba tipicamente um sotaque descendente.