Udu-de-bico-largo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Udu-de-bico-largo (Electron platyrhynchum) é uma especie de ave da família dos Momotidae que pertence ao gênero Electron.
São aves não migratórias e sedentárias que são vistas com mais frequência sozinhas ou em pares. Existem seis subespécies de motmot de bico largo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O udu-de-bico-largo é considerado uma espécie de menor preocupação pela Lista Vermelha da IUCN de 2016. É comum dentro de seu alcance, mas as populações estão sendo afetadas negativamente pelo desmatamento.
Características do udu-de-bico-largo
Com cerca de 12 polegadas de comprimento, o udu-de-bico-largo é um dos menores membros da família Momotidae. Essas aves pesam em média 60 gramas. Eles têm olhos e pés escuros.
A maior parte da parte superior do corpo, incluindo cabeça, pescoço e peito, é de cor canela-ruiva. Há uma mancha preta em ambos os lados da cabeça que cobre as bochechas e a área auricular, bem como uma no centro do peito.
A metade inferior do corpo é mais esverdeada na parte superior e torna-se mais azulada na parte inferior. O motmot de bico largo tem uma longa cauda que muda gradualmente de azul para preto.
Ele também tem duas penas centrais em forma de raquete que são muito mais longas que as demais. Como o próprio nome sugere, o motmot de bico largo tem um bico largo e achatado. Seu bico é preto, tem bordas serrilhadas, e tem uma quilha na mandíbula superior.
Esta espécie não apresenta dimorfismo sexual, o que significa que tanto o macho quanto a fêmea são parecidos. Os juvenis desta espécie são mais opacos e escuros que os adultos. Eles também têm branco no bico e uma faixa verde-azulada sobre o olho.
Habitat do udu-de-bico-largo
Seu alcance abrange o lado leste da América Central , de Honduras ao Panamá , e se estende a muitos países do noroeste da América do Sul , incluindo Colômbia , Equador , Peru , Bolívia e Brasil.
Esta ave reside em florestas úmidas, planícies quentes e contrafortes, e é encontrada em altitudes abaixo de 3.000 pés (910 m).
Reprodução do udu-de-bico-largo
Na Costa Rica, o udu-de-bico-largo põe seus ovos entre fevereiro e maio. Em média, esta espécie tem um tamanho de ninhada de 2 ou 3 ovos.
Esses pássaros socialmente monogâmicos nidificam em uma toca de banco de terra e ambos os pais se revezam na incubação dos ovos, embora as fêmeas geralmente tenham turnos mais longos.
Não se sabe exatamente por quanto tempo os ovos de motmot de bico largo são incubados. Os pássaros nascem nus e cegos, e os pais também compartilham a responsabilidade de alimentar seus filhotes.
Alimentação do udu-de-bico-largo
O udu-de-bico-largo é considerado principalmente insetívoro. Sua dieta é composta em grande parte por insetos e suas larvas.
Canto do udu-de-bico-largo
A família Momotidae é pequena, mas possuem uma grande variedade de sons. A vocalização mais utilizada do motmot de bico largo é seu canto, que eles costumam emitir ao amanhecer.
É descrito como um som nasal “cwaah” e geralmente é repetido em longos intervalos, mas às vezes é feito como uma sequência mais curta e rápida, ou como um dueto.
Sua chamada, que é ouvida com menos frequência, é uma sequência silenciosa de sons “tuk” que ocasionalmente se transforma em um chocalho.