O uirapuru laranja (Cyphorhinus aradus) é um pássaro da família Troglodytidae conhecido como dançador-laranja, guaramiranga, tangará-de-cabeça-amarela e uirapuru-de-cauda-curta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta é uma ave tipicamente amazônica, muito popular pelo seu canto único e emblemático que deu origem a diversas lendas sobre sua origem.
Seu nome popular vem do termo tupi guarani wirapu ´ru ou guirapuru, usado pelos nativos americanos para se referir a vários.
O uirapuru laranja não é uma ave de grande beleza visual, apresentando uma plumagem simples entre o pardo e o avermelhado.
Subespécies
Além disso, possui cinco subespécies de uirapuru reconhecidas:
– Pipra fasciicauda scarlatina: esta espécie é encontrada no Brasil desde o estado do Pará (na área ao sul de Belém) até os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste do estado de Minas Gerais e noroeste do estado de São Paulo, aparentemente existe uma população isolada no nordeste do Brasil, no estado do Ceará.
– Pipra fasciicauda calamae: esta espécie é encontrada na região central e oeste do Brasil próximo no Rio Madeira e no extremo noroeste do estado de Mato Grosso.
– Pipra fasciicauda purusiana: esta espécie é encontrada ocorre na porção tropical do leste do Peru até o sul da região de Cusco e na região adjacente no oeste da Amazônia brasileira, no estado do Acre e na região do alto rio Purus no Amazonas.
– Pipra fasciicauda fasciicauda: encontrada na porção tropical do sudeste do Peru, na região de Puno e no nordeste da Bolívia.
– Pipra fasciicauda saturata: encontrada no leste das encostas da Cordilheira dos Andes, no centro do Peru, na região de San Martín e no sul de Loreto.
Características do uirapuru laranja
O uirapuru laranja é uma ave que mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento e pesa entre 18 e 24 gramas.
A subespécie nominal apresenta a face, testa e parte frontal da coroa de coloração castanha, tornando-se marrom-acastanhado na porção traseira da coroa até a nuca de coloração escura.
Apresenta uma estreita estria pós-ocular de coloração esbranquiçada.
A garganta e a região superior do peito são castanhas e as laterais do pescoço cobertos com estriado longitudinal branco.
O ventre e os flancos são cinza pálido baixo ventre e crisso de coloração acastanhada.
O dorso e o uropígio são marrons. Asas e cauda são de coloração marrom-acastanhada da mesma cor do uropígio e também apresentam estreito barrado preto.
A cauda é curta e inclinada. As íris são marrons e a pele nua ao redor dos olhos é azulada.
A mandíbula superior olivácea escura e a mandíbula inferior é clara com a base esbranquiçada, tarsos e pés cinzentos.
Reprodução do uirapuru laranja
O período de acasalamento vai de setembro a outubro e este período dura em torno de apenas 15 ou 20 dias no ano.
Contudo, os ninhos são feitos com folhas secas e gravetinhos, ficando bem camuflado em meio a natureza.
Eles constroem o ninho com uma entrada que impede a chuva.
Já a fêmea de uirapuru põe de 2 a 4 ovos brancos por temporada, e o período até a eclosão é de 15 dias.
Além disso os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que depois de saírem do ninho, permanecem no bando até que se tornem adultos.
Alimentação do uirapuru laranja
O uirapuru laranja se alimenta de frutas e insetos. No entanto, após um período de seca e assim que começa a chover, as formigas Taoca saem de seus ninhos e atacam todas as pequenas criaturas que encontram.
Isso cria um movimento desesperado de várias criaturas na floresta, chamando a atenção de várias aves atrai, inclusive o Uirapuru.
Hábitos
Está distribuído localmente nas camadas inferiores das florestas húmidas, especialmente no continente, mas também nas matas ciliares.
Vive em pares ou em pequenos grupos, o uirapuru laranja é muito famoso por seu canto melodioso e agradável, considerado um dos mais belos da floresta.
A espécie costuma cantar apenas durante a época de acasalamento, que é entre meados de setembro e outubro.
Ele só canta bem 15 ou 20 dias por ano nesta ocasião.
Comportamento do uirapuru laranja
O uirapuru laranja é uma ave irrequieto, locomove-se rapidamente em meio à folhagem ou mesmo no solo.
Além disso, ele pode aparecer em casais ou junto com pássaros de outras espécies.
No entanto há uma lenda que diz que o uirapuru laranja atrai bandos de aves com seu belo canto, a verdade é que ele apenas integra bandos em busca de comida.
Fotos do uirapuru laranja
Canto do uirapuru laranja
Lendas do uirapuru laranja
Um pássaro com um canto perfeito é atingido por uma flecha de uma garota apaixonada e se transforma em um lindo guerreiro.
Cheio de inveja, um bruxo malvado toca uma linda canção em sua flauta encantada e faz o menino desaparecer.
A partir de então, restava apenas a voz maravilhosa do guerreiro na floresta.
É raro ver o Verdadeiro Uirapuru, mas seu canto muitas vezes pode ser ouvido na floresta.
Havia uma tribo indígena onde duas lindas índias faziam amor com o cacique.
Sem saber qual escolher, o cacique prometeu casar com a que melhor mirasse, então propôs um desafio: o índio que acertasse o alvo com a flecha seria seu amante.
A vencedora casou-se com o cacique, a outra pediu tristemente ao deus índio Tupam que a transformasse em um pássaro para que ela pudesse observá-la discretamente, e hoje se diz que o homem que conseguir uma pena terá sorte nos negócios e com as mulheres.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Poupa.