Uru-corcovado (Odontophorus gujanensis) é uma ave da ordem Galliformes, da família Odontophoridae, também é conhecido como corcovado e uru-í.
Além disso, esta é uma ave rechonchuda com bico forte, em geral marrom com uma diagnóstica pele vermelha ao redor dos olhos.
Mais cinza no pescoço com marcas sutis de creme no resto do corpo, encontrado em pequenos grupos, sempre no chão, forrageando nos detritos da floresta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do uru-corcovado
O uru-corcovado mede de 24 a 29 cm de comprimento e pesa entre 260 e 300 gramas, possui a coloração avermelhado uniforme por baixo.
Com relação ao resto da região superior é marrom, com cor enegrecida de linhas e pontos esbranquiçados sobre as costas e coberteiras alares.
Além disso, a sua plumagem é marrom avermelhado com tons ocre e um pequena camurça áspera e preto pouco definido, sem padrões marcantes.
Já a pele facial nua laranja, indivíduo jovem/imaturo e o bico vermelho laranja.
Reprodução do uru-corcovado
Faz o ninho no chão ou em buracos rasos feitos de folhas e galhos com entrada lateral, a fêmea põe quatro ou cinco ovos brancos medindo 27,6 x 39,1 mm.
A incubação dura entre 24 e 28 dias e os filhotes saem do ninho cerca de 20 horas após a eclosão.
Hábitos
Quando assustado, ele se agacha e se esconde ou foge, voando apenas se for surpreendido ou empurrado com força, canta principalmente ao amanhecer e ao anoitecer.
Habitat
O uru-corcovado habita o chão de florestas úmidas densas, ocasionalmente nas bordas; em capoeiras maduras.
Canto do uru-corcovado
O canto do uru-corcovado é mais lenta e mais baixa ele emite o som de gú-guru, gú-guru… ki, ko, ko…, contraponto da fêmea.
Fotos do uru-corcovado
Distribuição geográfica
O uru-corcovado é encontrado na Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Peru, Suriname e Venezuela, e no Brasil é encontrado em toda a região Norte, norte do Mato Grosso e parte do Maranhão.