O urubu-da-mata (Cathartes melambrotus) é uma ave de grade porte da família dos catartídeos conhecido também como urubu-maior-de-cabeça-amarela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O urubu-da-mata possui a distribuição ampla na Amazônia, e habita em floresta úmida, cidades e áreas agrícolas.
A cabeça desta ave não parecer ser amarela a menos que vista de perto, é melhor identificado pelo voo estável com as asas mantidas em um ligeiro ângulo diédrico.
Esta espécie é semelhante ao urubu-de-cabeça-vermelha, porém suas asas são mais largas que fica plana e não se balançando de um lado para o outro com frequência.
Espécies semelhantes
As espécies, urubu-da-mata e urubu-de-cabeça-amarela , são muito semelhantes e diferem em detalhes sutis em sua forma, cor da cabeça, tamanho do pássaro e proporção asa-cauda. A área de ocorrência também ajuda a identificar corretamente a espécie.
Características do urubu-da-mata
O urubu-da-mata é uma ave que mede entre 75 a 81 centímetros, pesa entre 1,500 e 1,650 quilogramas e apresenta uma envergadura entre 166 e 178 centímetros.
Além disso, este urubu é maior, além de apresentar diferenças sutis na coloração da cabeça e no padrão de cor das penas do lado de baixo da asa.
Quando a ave está pousada , é possível observar que suas rêmiges primárias são maiores que suas retrizes e se estendem além da borda da cauda da ave.
Quando a ave voa nota-se que as primárias são mais escuras que as outras penas das asas, ao contrário do Burrovianus onde todas as penas são do mesmo tom.
Reprodução do urubu-da-mata
O urubu-da-mata nidifica no interior de um oco de árvore e põe cerca de dois ovos.
Alimentação
Alimenta-se de animais mortos na floresta, principalmente carcaças de mamíferos como macacos, preguiças, tatus e outros, como seus congêneres, localiza carcaças através de seu olfato apurado.
Geralmente voa baixo sobre o dossel da floresta para detectar odores de carniça e, quando avista uma possível carcaça, desce até o local.
No Tocantins, a espécie se adaptou a áreas degradadas, onde se alimenta principalmente de carcaças de gado e animais mortos nas estradas.
Habitat
Habita florestas de terras altas e baixas, florestas primárias e ribeirinhas e raramente é encontrada em áreas degradadas.
Costuma voar alto, plano com as asas estendidas, e não em V como os outros Cathartes, nas horas mais quentes do dia; geralmente encontrados sozinhos ou em pequenos grupos.
Fotos do urubu-da-mata
Distribuição geográfica
O urubu-da-mata pode ser encontrado na região amazônica, ocorre na Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru e norte do Brasil.