Urubuzinho: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat e canto
O urubuzinho (Chelidoptera tenebrosa) é uma ave que pertence a familia Bucconidae, também conhecido como andorinha-cavadeira, taterá,andorinha-preta, saperá, andorinha-do-mato, moleque-de-cera e miolinho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
O urubuzinho possui três subespécies reconhecidas:
– Chelidoptera tenebrosa tenebrosa: encontrado ocorre do leste da Colômbia até as Guianas, no norte da Bolívia e, no Brasil, na região Norte e Centro-oeste até o norte do estado de São Paulo;
– Chelidoptera tenebrosa brasiliensis: encontrado na região costeira do sudeste do Brasil, nos estados da Bahia e Espírito Santo.
– Chelidoptera tenebrosa pallida: encontrado no noroeste da Venezuel.
Características do urubuzinho
O urubuzinho é uma ave de pequeno porte que mede entre 14 e 16 centímetros de comprimento e pesa entre 30 e 41,5 gramas.
A espécie tem o bico curto, fino, curvo e preto, com plumagem que vai do negro ao cinzento-escuro, com uropígio e coberteiras inferiores das asas brancas, abdome amarelo ferrugíneo, a pálpebra inferior branca contrastando com a face escura.
Com relação, as asas desproporcionalmente longas e largas, em voo mantém as pontas abertas como fazem os urubus e gaviões, cauda bem curta.
Reprodução do urubuzinho
O urubuzinho constrói seu ninho em solo arenoso ou barranco, escavando uma galeria de aproximadamente 1 metro de profundidade, dando em uma câmara de incubação forrada com um pouco de capim e folhas secas.
Além disso, a fêmea põe 1 a 2 ovos brancos e brilhantes, com um período de incubação de 15 dias, e durante a procriação pousa igualmente em arbustos e estacas.
Alimentação
Esta espécie apanha insetos em voo com habilidade, geralmente retornando para o mesmo poleiro.
Hábitos
Em alguns locais é comum nas bordas de florestas de terra firme e várzea, em matas abertas, nas margens de rios e em áreas arborizadas ao longo de estradas.
Vive sozinho, aos pares ou mais frequentemente em grupos de 3-6 indivíduos, empoleira-se do chão até as copas das árvores altas na orla da mata, fios e postes pelo caminho.
É um excelente planador que voa ativamente longas distâncias sobre a floresta e desce abruptamente do telhado ao solo; ele tem força de vôo suficiente para atacar andorinhas e falcões que passam, porque os buconeds são mais adaptados para viver em locais não muito fechados e expostos ao sol.
Canto do urubuzinho
O Canto do urubuzinho é bastante variada, ele emite um som de tzi-tze-tze e assobios finos e claros que lembram o do maçarico, e emite um dididi, repetido, o que corresponde ao canto, sendo emitido pousado ou voando
Distribuição geográfica
O urubuzinho é encontrado em duas áreas separadas, ele está presente da Amazônia ao estado de São Paulo e também das Guianas e Venezuela à Bolívia.