Urutau-grande: características, reprodução, alimentação, ameaças, comportamento e habitat
Urutau-grande ( Nyctibius grandis) é uma ave da família Nyctibiidae também conhecida como mãe-da-lua-gigante, urutagó, jurutaí, mãe-da-lua, urutau-gigante ou simplesmente, como urutau.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, sua característica mais conhecida é o gemido único que emite durante a noite.
Características do urutau-grande
O urutau-grande é a maior espécie da família possui entre 45 e 57 centímetros de comprimento e pesa entre 360 e 620 gramas.
Esta ave apresenta uma boca descomunal e difere de outras espécies da mesma família por sua plumagem esbranquiçada.
O adulto é de cor acinzentada com manchas e listras de marrom, branco e bege de vários tons.
Eles são levemente listrados e manchados de cinza e monótonos. Os élitros são cinza escuro com linhas marrons.
As primárias e secundárias são pretas, levemente listradas de cinza opaco, com as margens externas fortemente marcadas com branco ou quase branco.
A cauda tem bordas pretas bem definidas e é fortemente barrada, a garganta e a nuca são claras, variando do bege claro ao canela claro, com listras finas e manchas escuras.
Peito e flancos com manchas e listras de marrom, marrom acinzentado, amarelo, branco, marrom escuro e preto opaco.
A barriga é esbranquiçada, as penas infracaudais são brancas com algumas barras marrom-acinzentadas.
Com relação aos juvenis da espécie apresentam a plumagem semelhante ao adulto, entretanto são mais pálidos na cabeça, costas peito e flancos com barrado e manchas de cores mais escuras muito reduzidas.
Reprodução do urutau-grande
A reprodução ocorre normalmente de fevereiro a agosto, mas, dependendo da região, as aves reprodutoras podem ser encontradas na maior parte do ano.
O ninho fica pelo menos em uma densa cobertura de árvores.[15] 10 metros acima do solo, com um único ovo branco (levemente manchado) medindo cerca de 5,2 × 3,8 centímetros (2 × 1,5 pegada).
Poucos detalhes são conhecidos sobre o comportamento da ninhada, mas leva cerca de um mês até que os filhotes sejam vistos sozinhos no ninho.
Um filhote de poucos dias pesava 220 gramas quando observado. Após cerca de cinco semanas, o juvenil é uma versão de dois terços do adulto, mas com plumagem mais clara, cauda mais curta e bico menor com menos cerdas nas costelas.
O tempo de desenvolvimento deve ser de pelo menos dois meses. Após esse período, os filhotes não retornam ao local de nidificação.
Alimentação
O urutau-grande se alimenta especialmente de grandes insetos voadores, como besouros e gafanhotos, além de morcegos.
Ameaças
Embora o urutau-grande adulto provavelmente tenha poucos predadores naturais, a predação de ovos, filhotes sem penas ou com penas não parece ser incomum.
Os adultos permanecem perto do ninho durante todo o dia, contando com a camuflagem para proteger seus filhotes.
Comportamento
Este predador noturno normalmente fica acima do solo quando procura comida e falcões quando a presa é avistada.
Após o salto, ele quase sempre retorna ao local anterior. Costuma pousar de pé em tocos de árvores durante o dia e passa despercebido por se assemelhar a parte do toco de árvore; isso é camuflagem, não só pela coloração, mas pelo cenário.
Ele pode ser localizado à noite pelo reflexo da luz de seus olhos quando está de pé em um poleiro, poste ou tronco inclinado.
Canto do urutau-grande
O canto do urutau-grande possui vocalização bizarra muitas vezes é fonte de lendas e temores por parte da população rural.
Além disso, provavelmente é dessa espécie o rugido noturno que os moradores da zona da mata mineira atribuem ao personagem folclórico conhecido como caboclo d`água.
Hábitos
São aves noturnas ou crepusculares. Habita florestas úmidas e secas, principalmente em suas bordas, além de cerrados, caatingas, fazendas, matas ciliares, matas ciliares e até áreas urbanas.
Por alimentar-se de insetos noturnos atraídos pela luz, a iluminação pública de praças e estacionamentos pode ser utilizada para capturar insetos atraídos pela iluminação pública.
Faz vôos curtos para pegar insetos e retorna ao mesmo poleiro em que estava, sendo semelhante a muitos tiranídeos nesse comportamento. Dorme escondido na floresta, mas vai para áreas mais abertas para caçar.
As áreas de dormir e de caça podem permanecer as mesmas por anos. Como os demais membros do grupo, dorme ereto sobre troncos e galhos, faz excelente imitação e, apesar de seu grande tamanho, passa com muita facilidade despercebido.
Estado de conservação
Devido à sua ampla distribuição, o Urutau-grande é considerado uma espécie de menor preocupação na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN/IUCN).
Mas esse hábito é raro, pois oferece pouca carne e é difícil de encontrar. Nessas áreas, acredita-se que suas penas conferem castidade, por isso são caçados por suas partes do corpo, que são usadas em cerimônias.
Partes do seu corpo também são acreditadas para afastar a sedução. Grande urutus é o que a maioria das pessoas teme.
Distribuição geográfica
O urutau-grande pode ser e do sul do México e nordeste da Guatemala até a Bolívia, estendendo-se até o sudeste do Brasil.