Urutau-Jamaicano: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Urutau-Jamaicano (Nyctibius jamaicensis) é uma ave nortuna que pertence a família Nyctibiidae, conhecido também como potoo do norte.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é encontrado desde o sul do México até a Costa Rica, e nas ilhas da Jamaica e Hispaniola (na República Dominicana e no Haiti ).
Características do urutau-Jamaicano
O urutau-Jamaicano é uma ave bastante grande com um comprimento de 38-46 centímetros e tem uma cauda longa, asas longas e pontiagudas, cabeça grande, patas muito curtas e um bico pequeno com uma grande abertura.
Com relação a plumagem é marrom-acinzentada com um padrão intrincado de manchas pretas, cinzas e creme, as bochechas são pálidas com uma faixa malar escura abaixo delas.
Esta espécie tem o olho grande tem uma íris amarela que pode brilhar em vermelho à noite.
Reprodução do urutau-Jamaicano
Esta espécie põe um único ovo em um galho quebrado sem nenhum material de ninho usado, e ambos os pais estão envolvidos na incubação do ovo e na alimentação do filhote.
Habitat
O urutau-Jamaicano em áreas de várzea onde habita bosques e matos com clareiras e campos agrícolas com árvores esparsas.
Às vezes é visto em campos de golfe e áreas urbanas, é um visitante ocasional de Porto Rico e sua presença em Cuba não está confirmada.
Alimentação
O urutau-Jamaicano se alimenta de insetos grandes, como mariposas ou besouros, esta espécie caça de um poleiro, sentado e esperando a presa, então saindo para pegá-la em vôo.
Canto do urutau-Jamaicano
O canto do urutau-Jamaicano é rouco e gutural, ele emite é um kwaaah áspero e berrante, kwa-kwa-kwa.
Ele também vocaliza um rrah abrupto e enfático e uma chamada de alarme latindo, mas tem uma voz muito diferente que consiste em uma série de assobios lamentosos e lamentosos.