Urutau: características, reprodução, alimentação, canto, lenda e habitat
O urutau (Nyctibius) é uma ave noturna da família Nyctibiidae e gênero Nyctibius conhecida também como mãe-da-lua, emenda-toco, uruvati e urutágua.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, urutau possui hábitos noturnos e a sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanham em pleno voo.
Porém esta espécie de ave também pode se alimentar de outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
Esta é uma ave misteriosa, dona de canto melancólico e fúnebre.
Características do urutau
O urutau é uma ave que mede entre 33 e 38 centímetros de comprimento e pesam entre 145 e 202 gramas.
Esta espécie de ave apresenta indivíduos com plumagens de colorações distintas, estas plumagens são conhecidas como fase cinza e fase marrom.
Os adultos na fase cinza apresentam fronte, coroa e nuca com a coloração castanho acinzentada amplamente rajado de castanho-escuro.
O dorso desse pássaro é castanho acinzentado, com manchas e estrias marrom escuro, os ombros são marrom acinzentados com estrias e manchas esbranquiçadas, listras e estrias marrom escuro.
Por outro lado os adultos na fase marrom apresentam o mesmo padrão de cor dos adultos na fase cinza, mas a cor de fundo da plumagem é amarronzada ou mesmo marrom acastanhada.
Reprodução do urutau
O urutau põe um ovo, em cavidades de tocos ou galhos, a poucos metros acima do solo, incubando-o por cerca de 33 dias.
Além disso, o filhote desta espécie permanece no ninho em torno de 7 semanas.
Alimentação
O urutau é uma ave que se alimenta de insetos como besouros e mariposas e possui hábitos noturnos.
Habitat
O urutau habita em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados.
Além disso, ele ainda que tenha o hábito de pousar em locais abertos, permanece disfarçado, sendo facilmente confundido com um galho.
Hábitos
Esta é uma ave que tem hábitos noturnos por isso é comum ouvir o seu canto durante à noite.
Onde é encontrado o urutau
O urutau possui ampla disseminação e está presente em todos os biomas do Brasil, sendo mais facilmente encontrado nas bordas das matas e nos campos.
Além disso, a sua distribuição se estende para além do país chegando a diversos outros países da América do Sul como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Bolívia.
Canto do urutau
Fotos do urutau
Lenda do urutau
Além disso, o boliviano está entre as lendas mais famosas em artigos científicos e sites sobre pássaros, contando a história de amor entre jovens indígenas.
Uma famosa lenda boliviana conta que na densa floresta vivia a bela filha de o líder de uma certa tribo, apaixonado por um jovem guerreiro da mesma tribo a quem ela amava muito.
Ela amou e foi amada. Quando o pai da menina, furioso de ciúmes, soube do romance, usou suas habilidades mágicas e tomou a decisão de terminar o relacionamento da forma mais trágica: matar o pretendente.
Ao sentir o desaparecimento dela Amante, a menina Índia foi à selva procurá-lo.
Sua surpresa foi enorme ao perceber o fato horripilante. Ela voltou para casa em estado de choque e ameaçou contar tudo à comunidade.
Na raiva, seu pai idoso a transformou em um pássaro noturno para que ninguém soubesse o que havia acontecido.
Sim, o a voz da garota passou para o pássaro. É por isso que ela sempre lamenta a morte de seu amante à noite com uma música triste e melancólica.