Verdilhão: espécies, características, habitat, canto, alimentação e reprodução
O verdilhão (Chloris chloris) é uma pequena ave passeriforme da família Fringillidae. encontrada na Europa, norte de África e sudoeste da Ásia.
Além disso, esta é uma ave residente, embora algumas populações mais a norte possam migrar para sul.
Esta ave também foi introduzida na Austrália, na Nova Zelândia e no Uruguai.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
Possui dez subespécies do verdilhão:
– Chloris chloris chloris: este espécie é encontrada nas Ilhas Britânicas exceto no norte da Escócia, ocorre na Noruega, no Norte e Centro da França para leste até aos Montes Urais centrais, Noroeste do Cazaquistão e Oeste da Sibéria, Sul da Hungria e Norte da Ucrânia; os pássaros que criam no nordeste migram para o sul da Europa, no inverno;
– Chloris chloris chlorotica: encontrada no Sul e Centro da Turquia, Síria, Líbano, Israel, Oeste da Jordânia e Nordeste do Egito;
– Chloris chloris aurantiiventris: este espécie é encontrada no Arquipélago da Madeira, Canárias , Sul da França e Espanha (exceto no Noroeste), para leste até ao Leste da Croácia, Oeste e Sul da Grécia, Creta, Dodecaneso e Chipre.
E encontrada também no Norte da Tunísia e Noroeste da Líbia; fora da época de reprodução, de Marrocos ocorre até o Norte do Egito;
– Chloris chloris muehlei: encontrada na Sérvia, Macedónia, Roménia e para Sul da Moldávia até o Centro e Sul da Grécia; fora da época de reprodução pode ser encontrado também na Anatólia;
– Chloris chloris turkestanica: esta espécie de ave ocorre no Oeste e Norte de Tian Shan desde o sul do Cazaquistão até ao Quirguistão e Tajiquistão central; no inverno migra para o noroeste do Afeganistão;
– Chloris chloris bilkevitchi: sta espécie de ave ocorre desde a Criméia até ao Cáucaso, no Nordeste da Turquia, Norte do Irã e Sudoeste do Turquemenistão;
– Chloris chloris madaraszi: esta espécie de ave é encontrada nas Ilhas da Córsega e da Sardenha;
– Chloris chloris harrisoni: esta espécie é encontrada na Grã-Bretanha (exceto norte da Escócia) e Irlanda.
– Chloris chloris vanmarli: ocorre no Noroeste de Espanha, Portugal e no Noroeste de Marrocos;
– Chloris chloris voousi: ocorre nas montanhas da região Central do Marrocos até ao norte da Argélia.
Características do verdilhão
O verdilhão é um pássaro que mede entre 14–16 cm de comprimento e é similar em forma e tamanho ao de um pardal.
Além disso, a sua coloração é essencialmente verde, com as asas e cauda de cor amarela.
O macho apresenta um bico grosso espesso e cônico e possui uma coloração com tonalidade geral esverdeada, com as primárias amarelas e ponta das primárias escuras.
Já a cauda bifurcada apresenta cores amarelos na laterais, a fêmea difere ligeiramente do macho, apresentando tonalidades de cores mais claras e acastanhadas.
Os filhotes também apresentam cores mais esmaecidas que as do adulto macho, com tons de castanho no dorso.
Alimentação do verdilhão
O verdilhão é um pássaro que se alimenta de sementes, pequenos frutos, bagas, rebentos e pequenos insetos (na época de reprodução).
O verdilhão gosta especialmente de sementes de girassol, sendo um frequentador assíduo dos alimentadores de pássaros existentes em parques e jardins.
Habitat
O Verdilhão é uma ave que possui uma distribuição tão extensa, por esta razão o seu habitat bastante variado.
Podemos encontrar o pássaro verdilhão em bosques abertos e nas suas orlas, em zonas cobertas de mato e arbustos, em sebes, parques, jardins e terrenos cultivados.
Além disso, eles também frequenta também pomares, bosques de coníferas, orlas das florestas, margens de cursos de água, prados e qualquer outra zona em que o acesso a sementes, frutos e insetos seja fácil.
Reprodução do verdilhão
O verdilhão é um pássaro nidifica ou seja ele constrói seu próprio ninho em árvores e arbustos, colocando 3 a 8 ovos azul-claros com manchas pretas, incubados pela fêmea durante 12/14 dias.
Além disso, os filhotes nascem cobertas por uma fina penugem que mais tarde cairá para dar lugar às penas definitivas, permanecendo no ninho durante um período de 16 a 20 dias.
Canto do verdilhão:
Caso você queira fazer o download do canto, basta clicar AQUI. Espero que tenha gostado do canto!
Distribuição geográfica do verdilhão:
O verdilhão é encontrado no norte da Escócia, Noruega e norte e centro da França para leste até aos Montes Urais centrais, noroeste do Cazaquistão e oeste da Sibéria.
Também pode ser visto no sul da Hungria e norte da Ucrânia; os pássaros que criam no nordeste migram para o sul da Europa, no inverno.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Cegonha Branca.