Veste-amarela (Xanthopsar flavus) é uma especie de ave da família dos Icteridae que pertence ao gênero dos Xanthopsar.
O tamanho da população foi estimado em 1.500 a 7.000 indivíduos maduros pela BirdLife International em 2019 e os números populacionais estão diminuindo devido à perda de habitat .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do veste-amarela
O veste-amarela é um trupial amarelo-preto com 18 cm de comprimento. O macho tem amarelo dourado brilhante na cabeça, abrigos de asas menores, garupa superior e parte inferior.
É preto na nuca, na parte superior, na cauda e no freio. O bico é fino e preto. A fêmea tem a coroa e a parte superior marrom-oliva com listras de fuligem.
Na cabeça, o marrom fuliginoso é visível nas listras dos olhos e nas coberturas das orelhas, enquanto é amarelo na parte superior da garupa, nas coberturas das asas menores, na parte inferior e nas sobrancelhas.
Os vocais são explosivos e leves contendo um drill curto, enquanto o som é um “tchep” duro.
Habitat do veste-amarela
O habitat natural dos representantes das espécies são comunidades gramíneas subtropicais ou tropicais secas de terras baixas, incluindo aquelas sazonalmente umedecidas ou inundadas, bem como pastagens.
Distribuição geográfica
Distribuído na Argentina , Brasil , Paraguai e Uruguai (onde essas aves vivem na área de Quebrada de los Cuervos ).
Reprodução do veste-amarela
O veste-amarela pode nidificar tanto em colônias quanto solitário. As colônias se estabelecem em vegetação baixa e densa.
O ninho, construído pela fêmea, é profundo em forma de taça e colocado próximo ao solo. Os ovos são geralmente em número de quatro. O Cowbird Brilhante às vezes põe seus ovos em seu ninho.
Estado de conservação
A duração da geração é de 4,6 anos. A população desta espécie está diminuindo. A UICN atribuiu à espécie o estatuto de conservação EN . Uma ameaça para isso é a possível perda de habitats.