Vira-folha (Sclerurus scansor) é uma ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Microspingus também conhecida como monterita costeira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave foi originalmente descrita como uma subespécie, denominada Sclerurus caudacutus cearensis com base em três espécimes coletados por Emilie Snethlage e Oscar Martins em junho de 1910 na Serra da Ibiapaba, oeste do Ceará, região de divisa com o Piauí.
Características do vira-folha
O vira-folhas mede entre 17,5 e 20 cm de comprimento e pesa entre 30 e 41 g .
Sua plumagem é marrom-escura na parte superior, com garupa castanha ruiva e cauda enegrecida; o peito é marrom-avermelhado e a garganta esbranquiçada, com listras escuras nas populações do sul, mas não nas do norte; abaixo é marrom acinzentado.
Seu bico é de cor escura e com a ponta levemente curva. Ambos os sexos têm uma aparência semelhante.
Reprodução do vira-folha
O vira-folha constrói ninhos em ravinas existentes, de onde escava uma ampla galeria, onde faz um colchão de folhas secas bem entrelaçadas, os ovos são de cor branca.
Habitat do vira-folha
Distribui-se no leste e sul do Brasil, sul do Paraguai e extremo nordeste da Argentina, com população isolada no nordeste do Brasil.
Esta espécie é considerada incomum em seu habitat natural , no solo ou próximo a ele, em florestas úmidas tropicais e subtropicais e florestas montanas de até 1.500 m de altitude .
Alimentação do vira-folha
O vir-folha Alimentam-se basicamente de insetos, besouros e larvas .
Canto do vira-folha
O canto do vira-folha estrofe prolongada, trinado de assovios límpidos em sequência levemente ondulada lembrando o canto do canário-do-reino e de papa formigas, como Myrmoborus ou Merulaxis. Chamado: “Spix, Spix”.