O vira-pedra (Arenaria interpres) é uma espécie de ave da família das Scolopacidae que pertence ao gênero Arenaria.
A vira-pedra deve o seu nome à sua forma especial de procurar alimentos, em que revira pedras e conchas na praia. Reproduz-se em duas subespécies circumpolares nas tundras e na boreal, bem como parte da zona temperada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Na Europa Central é uma ave local, muito rara de reprodução e verão. Durante o período de migração , vários milhares de invernantes, bem como migrantes e pássaros em repouso, podem ser observados no noroeste da Europa Central.
Características do vira-pedra
O vira-pedra atinge um comprimento de corpo de 22 a 24 centímetros. A envergadura atinge 45-56 centímetros e o peso está na faixa de 80-190 gramas.
As pernas são incomumente curtas em relação ao tamanho do corpo de uma tarambola de cor vermelho-alaranjada. A forma geral parece atarracada, a plumagem quase como uma carapaça de tartaruga.
Na plumagem de reprodução, o macho tem um padrão castanho claro e preto na parte superior do corpo. A cabeça e a parte inferior do corpo são brancas com uma faixa preta na coroa e manchas pretas irregulares nas bochechas, nas laterais do pescoço e no peito.
A fêmea é um pouco mais opaca no geral e tem uma mancha de cor creme na nuca. As marcações do peito são menos brilhantes na fêmea.Quando em repouso, os dois sexos são coloridos de forma mais semelhante.
Reprodução do vira-pedra
vira-pedra atingem sua maturidade sexual no mínimo no segundo ano de vida. No entanto, eles só se reproduzem a partir dos três a seis anos de idade. Os vira-pedras que veraneiam na costa da Europa Central são tais pássaros subadultos não reprodutores.
A cor de fundo é verde-acinzentado a marrom claro e os ovos são manchados de marrom-oliva. O período de incubação é de 22 a 24 dias.
Ambos os pássaros progenitores se reproduzem. Os pássaros jovens são conduzidos por ambos os pais. Eles são chocados ou cobertos na primeira quinzena.
depois disso, o macho costuma conduzir os filhotes sozinho. Os pássaros jovens voam após 19 a 21 dias. Nessa época, a associação familiar também se dissolveu. O tempo médio de geração de vira-pedra é de cinco anos.
Habitat do vira-pedra
O vira-pedra se reproduz nas latitudes do norte, geralmente não mais do que alguns quilômetros do mar.
A subespécie A. i. morinella ocorre no norte do Alasca e no Ártico do Canadá até a Ilha de Baffin . A.i. interpres se reproduz no oeste do Alasca , Ilha Ellesmere , Groenlândia , Noruega , Dinamarca , Suécia , Finlândia , Estônia e norte da Rússia .
Antigamente se reproduzia na costa báltica da Alemanha e possivelmente se reproduziu emEscócia e Ilhas Faroe .
Nas Américas , a espécie hiberna nas costas de Washington e Massachusetts em direção ao sul até o extremo sul da América do Sul , embora seja escassa nas partes do sul do Chile e da Argentina e seja apenas uma vagabunda não confirmada nas Ilhas Malvinas .
Na Europa , inverna nas regiões ocidentais da Islândia , Noruega e Dinamarca ao sul. Apenas um pequeno número é encontrado nas costas do Mediterrâneo .
Alimentação do vira-pedra
O vira-pedra tem uma dieta variada, incluindo carniça , ovos, peixes e material vegetal, mas alimenta-se principalmente de invertebrados.
Estado e conservação
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a população de ruddy turnstone está atualmente muito estável.
Pesquisas da Environment Canada sugerem que eles de fato diminuíram em abundância em relação à década de 1970 (até 50% em uma estimativa) e enfrentam uma variedade de ameaças durante a migração e o inverno.
Eles estimam que a população canadense é de 100.000 a 500.000 adultos. O Canadian Wildlife Service estima que a população mundial de ruddy turnstones é de 449.000, e que 235.000 estão se reproduzindo na América do Norte, enquanto o restante está se reproduzindo nas regiões árticas.
Eles são muito comuns e difundidos. Seu alcance remoto de reprodução e amplo alcance de inverno devem ajudá-los a permanecer como uma espécie comum.