Viúva-da-espádua-amarela: características, habitat, reprodução e alimentação
Viúva-da-espádua-amarela(Euplectes psammocromius) é uma especie de ave da família dos Ploceidae que pertence ao gênero dos Euplectes.
A espécie possui grande área de distribuição e grande população com desenvolvimento estável. Com base nesses critérios, a união internacional de conservação IUCN categoriza as espécies como viáveis (LC).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da viúva-da-espádua-amarela
O viúva-da-espádua-amarela atinge um comprimento de corpo de cerca de 15 centímetros. Os machos têm cauda alongada em sua magnífica plumagem e atingem comprimento de corpo de até 35 centímetros.
Atualmente, os dados de peso estão disponíveis apenas para um único homem, com 35,5 centímetros de comprimento. O tecelão Reichenow tem bico forte, leve e cônico, olhos pretos e pernas quase pretas.
O macho, em sua magnífica plumagem, é amplamente colorido de amarelo-laranja a marrom amarelado nos ombros e nas pequenas coberturas das asas. Em vôo, as asas parecem acastanhadas e as penas da cauda caem.
Na plumagem simples , o macho se assemelha à fêmea. A plumagem do corpo é predominantemente de cor ocre, com uma faixa clara sobre os olhos, acastanhada na parte superior e levemente tracejada na parte inferior.
Comparada ao macho, a fêmea possui listras mais densas e garganta levemente branca.
Habitat da viúva-da-espádua-amarela
O viúva-da-espádua-amarela é encontrado na África Oriental em pastagens curtas, densas e de maior altitude, muitas vezes perto de águas de 1800–3000 m no nordeste da Zâmbia , norte do Malawi e nas terras altas do sudoeste da Tanzânia na região de Iringa e Mbeya. A espécie é monotípica .
Reprodução da viúva-da-espádua-amarela
Os machos realizam voos de exibição; a época de reprodução é em maio na Tanzânia, em janeiro na Zâmbia e entre outubro e novembro no Malawi; há suspeita de poligamia .
Alimentação do viúva-da-espádua-amarela
Os viúva-da-espádua-amarela se alimentam de sementes de grama e insetos . Ocorrem em grandes bandos fora da época de reprodução.
Estado de conservação
O viúva-da-espádua-amarela é considerada de menor preocupação .