Viúva-de-espáduas-vermelhas: características, habitat, reprodução e alimentação
Viúva-de-espáduas-vermelhas (Euplectes axillaris) é uma especie de ave da família dos Ploceidae que pertence ao gênero dos Euplectes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie tem uma grande área de distribuição e uma grande população com desenvolvimento estável e não se acredita que esteja exposta a qualquer ameaça substancial. Com base nesses critérios, a união internacional de conservação IUCN categoriza as espécies como viáveis .
Características da viúva-de-espáduas-vermelhas
A viúva-de-espáduas-vermelhas tem cerca de 15 cm de altura e pesa 26-32 g, a fêmea é um pouco mais leve. A ave tem um forte bico cônico cinza claro, olhos pretos e pernas escuras.
O macho tem ombros vermelho-alaranjados com bordas de cor creme e é preto na plumagem . A cauda só é aberta para voos de exibição, que geralmente são mostrados no topo dos juncos.
Em sua plumagem lisa é de cor ocre como a fêmea, com uma faixa clara sobre os olhos e listras enegrecidas de cor ocre na parte superior.
Habitat da viúva-de-espáduas-vermelhas
O habitat da viúva-de-espáduas-vermelhas inclui pastagens altas , muitas vezes em áreas úmidas ou pantanosas, também juncos e papiros desde o nível do mar até 2.300 m.
Distribuição geográfica
Pode ser encontrada em Angola, Botswana, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República do Congo, RDC, Eswatini, Etiópia, Quénia, Lesoto, Malawi, Mali, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Ruanda, Somália, Sul África, Sudão, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.
Reprodução da viúva-de-espáduas-vermelhas
A época de reprodução ocorre entre setembro e outubro na África Ocidental, agosto no Sudão, setembro e outubro na Etiópia e agosto e outubro na Somália.
Alimentação da viúva-de-espáduas-vermelhas
A viúva-de-espáduas-vermelhas se alimenta de sementes como milheto , capim-colchão , capim-doce, milheto-panícula e knotweed-pássaro .
Estado de conservação
O Pintassilgo de cauda curta é encontrado em pastagens úmidas e altas, também em juncos e papiros . A comida consiste em diferentes tipos de sementes de grama.
A ave nidifica em setembro e outubro na África Ocidental e na Etiópia , em agosto no Sudão e em agosto-outubro na Somália . A espécie é principalmente uma ave empoleirada.