Ao analisar as espécies de aves existentes no Ceará, pesquisadores identificaram a extinção de 9 tipos de aves extintas no Ceará, entre flamingo, arara-vermelha e tucano.
A extinção dessas aves foram causados por causa das suas plumagem, sons e uma série de contribuições ambientais, com a perda de habitat, e não é só isso também tem o alerta, mais de 50 espécies estão ameaçadas de extinção no Estado.
A pomba-galega é uma das aves extintas no Ceará, esta ave mede de 25 a 32 centímetros e pesa de 165 a 260 gramas, tem cabeça cinza-azulada com a testa avermelhada, a nuca com reflexos metálicos.
O periquitão é uma ave extinta no CearáNativa da Mata Atlântica, a ave foi desaparecendo das florestas devido ao desmatamento e a caça ilegal de animais silvestres.
Isso porque esta espécie de psitacídeo precisa de árvores de grande porte para fazer seus ninhos.
O tucano-toco é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil central e partes da Amazônia.
Apesar da beleza, a ave exótica, hoje está extinto na maioria destes locais.
O Flamingo é uma ave extinta no Ceará, conhecido também como flamengo, flamingo-grande, ganso-do-norte e ganso-cor-de-rosa.
Esta espécie esta ameaçada de extinção em outras regiões devido à cultura do arroz, à caça predatória e também à captura de seus ovos.
A arara-canindé também é uma ave extinta no Ceará, as causas principais foram a caça ilegal e o desmatamento de vegetação natural, todas causadas pelo ser humano.
Esta é uma das mais conhecidas, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro.
A arara-vermelha é uma ave extinta no Ceará,e está na lista de aves ameaçadas do Paraná.
Ele sofre com a devastação das florestas e com o tráfico e comércio ilegal, e tanto que em outras regiões do país, onde essa ave era comum, hoje ela já está desaparecida.
A ema é considerada uma ave silvestre, e atualmente encontra-se em vias de extinção devido a caça e/ou substituição da vegetação nativa por culturas e pastos.
Além disso, ela também é conhecida como nandu, nandu-grande, nhandu, é uma ave nativa da América do Sul.
A anhuma é uma ave extinta no Ceará, e em outras regiões é considerada ameaçada de extinção em nível estadual devido à perda dos rios alagados (seu principal habitat) e a caça.
A patativa possui coloração cinzenta, asas pretas com espelhos brancos e cauda preta, devido à beleza de seu canto, costuma ser mantida em gaiolas por criadores.
As principais causas das aves estarem extintas no Ceará são a caça, o tráfico de animais e mudanças climáticas são os principais motivos para o sumiço dos animais.