A arara-azul é uma ave ameaçada de extinção no Pantanal devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento.
O Jacu-de-barriga-castanha é uma ave ameaçada de extinção no Pantanal.Além disso, fora da planície do Pantanal, ele já está praticamente extinto, Por esta razão, a devastação do habitat onde ela ainda resiste é muito preocupante.
O udu-de-coroa-azul é uma ave encontrada na Amazônia, na Mata Atlântica e no Pantanal, é uma ave ameaçada de extinção, e corre risco por causa de desmatamento e incêndios em seu habitat.
Tuiuiú é uma ave-símbolo do Pantanal porém sofre quando as inundações são menores.Por esta razão, grandes queimadas podem contribuir para a diminuição da espécie.
O pica-pau-de-cabeça-amarela também pode ser conhecido como cara de canela e joão velho, é uma ave ameaçada de extinção no Pantanal, por isso, provavelmente é uma das espécies mais desconhecidas de pica pau.
O mutum-do-nordeste é uma ave de grande porte podendo chegar a 83 cm. Hoje existem apenas 100 exemplares da espécie no mutum-do-nordeste, e sua espécie já é considerada praticamente extinta na natureza.
A ararajuba é uma ave ameaçada de extinção no Pantanal porque tem um valor muito alto entre os comerciantes (ilegais) de aves, além disso a perda do seu habitat natural é um outro fator importante e triste.
A saíra-militar é uma espécie ameaçada de extinção por conta do desmatamento ilegal para produção de pasto para gado e a atividade ilegal de caçadores de animais silvestres.
A principal ameaça da extinção do soldadinho-do-araripe é a crescente ocupação urbana em áreas florestais, reduzindo a vegetação natural e tirando seu habitat
Os riscos de extinção de todas essas aves é resultado da ação humana na natureza, não é seleção natural, mas fruto da ambição humana (como na caça ilegal) e da proliferação das cidades (áreas urbanas invadindo florestas).
Outro ponto importante a ser mencionado é o desmatamento, que é ainda pior porque é feito por ambição e também para construir cidades.
O trafico de aves também pode deixar a espécie em ameaça de extinção.Isso porque a captura excessiva é a segunda principal causa da redução populacional de várias espécies, perdendo apenas para a degradação e a redução dos habitats