A calopsita alerquim é a mutação gênica mais antiga entre os tipos de calopsita, a cabeça do alerquim é amarelo intenso, as bochechas bem vermelhas e crista amarela, a mutação tem origem norte-americana promove mudança na coloração normal das aves
As mutações da calopsita alerquim combinadas podem gerar diferentes espécies: como calopsita canela-alerquim, calopsita lutino-pérola arlequim, calopsita pérola-arlequim, cara branca-arlequim, entre outras aves.
A primeira criação da calopsita pérola foi em 1970, a ave é levemente dourada e possui uma fina faixa amarela cobrindo o dorso.
A maioria das calopsitas desta espécie tem uma cauda amarela escura e listras amarelas na cauda e manchas do mesmo tom nas bochechas.
A calopsita pérola tem mutação como principal característica a maneira como a melanina é distribuída nas penas, normalmente com o centro da pena com a cor mais escura da ave e com as bordas amarelas ou brancas ( se a ave for cara branca).
A calopsita lutino é conhecido como periquito americano, mas é a calopsita mais popular e a sua cor pode variar de amarelo forte até totalmente branco.
Tem olhos vermelhos, pés rosados, crista amarela, bico de marfim, cabeça amarela com bochechas vermelhas.
A calopsita lutino pode ser combinado com outros tipos de calopsitas e gerar Lutino-Canela, Lutino-Pérola, Lutino-Pérola Arlequim, entre outras espécies.Além disso, algumas aves lutinas podem apresentar falhas de pena abaixo do topete devido a uma falha genética
A calopsita cara branca é uma ave única em sua coloração, a primeira aparição da espécie cara branca foi em 1964.
Além disso, atualmente são mutações da calopsita cara branca bastante comuns.
A calopsita cara branca pode sofrer mutações combinatórias e produzir calopsitas cara branca pérola, cara branca pérola canela, cara branca arlequim, entre outras.Além disso, a única diferença entre este tipo de calopsita e a calopsita cinzenta selvagem.
A calopsita lutino canela é uma espécie apareceu pela primeira vez na década de 1980.
Ele está relacionado a duas mudanças de cor: o lutino, que não produz melanina cinza, e a canela, que altera os grãos de melanina.
Além disso, a primeira aparição da mutação combinada resultante da calopsita Lutino-Pérola foi em 1970.
Já a cor base da ave é creme claro com um contorno amarelo cobrindo todo o dorso, a cauda tem um amarelo intenso e bochecha, tons de laranja.
A calopsita albina ainda mais diferente que a de cara branca, a calopsita albina não tem melanina.
Por esta razão ela é inteiramente clara, com olhos avermelhados e pés rosados e também não tem as bochechas alaranjadas.
Classificações das mutações das calopsitas
Eles vêm em espécies como Lutino, Pérola e Canela, essas mutações não precisam ocorrer em ambos os alelos para que a calopsita apareça.Uma mutação ligada ao sexo é uma mutação em que a fêmea deve herdar de apenas um dos pais, pois a fêmea é XY.
Sexo-ligado
A mutação dominante se sobrepõe às outras alterações genéticas e, portanto, é necessário que apenas um dos pais tenha a mutação dominante para transmiti-la aos descendentes.Essa mudança genética produz descendentes, metade da espécie original e metade da espécie mutante.Além disso, a calopsita não carrega uma mutação dominante, então a mudança pode ou não ser visível
Dominante
Para que esse tipo de alteração genética ocorra, os pais devem ser ou ter uma mutação recessiva.Esse fator é importante porque a cor selvagem se sobrepõe à mutação recessiva.Para garantir a mutação, é necessário realizar testes de cruzamento em idade adequada.