Curiosidades

Espécies de araras mais cobiçadas

Conheça as araras mais cobiçadas no Brasil, essas araras possui cores variadas e diferentes combinações de tonalidades.

Por serem aves bonitas e coloridas, as araras sempre foram muito procuradas como animal de estimação. E o  comércio ilegal crescendo a cada ano.

O comércio ilegal desses animais que existe há décadas, junto com a degradação de seus habitats, colocou em risco de extinção muitas espécies.

Principalmente a Arara-azul, tem sido utilizadas como espécies bandeiras, chamando atenção para causas ambientais que podem ser desde a conservação da própria espécie quanto a conservação de todo seu ecossistema.

A arara canindé é uma das araras mais cobiçadas, sua  coloração consiste amarelo, plumas e dorso azul-turquesa, rosto branco  com linhas pretas nas laterais dos olhos, bico, pescoço e pernas pretas,  e cauda amarela em vários tons.

A araracanga é muito bonita, sua plumagem é vermelha na barriga, cabeça, pescoço e costas;  azul, amarelo e verde nas penas e na cauda; branco no rosto e bico e  cinza nas pernas. Esta arara é muito sociável, possui hábitos diurnos.

A arara azul é a maior representante da família Psittacidae, e está entre as araras mais cobiçada. Das quatro espécies típicas de araras-azuis da América do Sul, a arara-azul-de-lears,  ararinha-azul, arara-azul-pequena e a arara-azul-grande é a maior representante.

A arara militar é outra espécie de arara distinta, também conhecida como papagaio  verde, cujo habitat se estende a várias áreas da América Latina e está  entre as araras mais cobiçadas.

A arara canindé é uma das araras mais cobiçadas, sua  coloração consiste amarelo, plumas e dorso azul-turquesa, rosto branco  com linhas pretas nas laterais dos olhos, bico, pescoço e pernas pretas,  e cauda amarela em vários tons.

Saiba mais e clique aqui

A ararinha-de-testa-vermelha  é endêmica da Bolívia e das florestas e vales dos departamentos de  Santa Cruz, Potosí, Chuquisaca e Cochabamba e está em perigo de  extinção.

A arara militar grande habita  as selvas da América Central, especialmente as de Honduras e as do  norte da América do Sul: Colômbia e Equador mais precisamente. E está entre as araras mais cobiçadas possuindo a cauda é  vermelha ou laranja, tem uma espécie de protetor de bico de cor  vermelha e não tem plumas ao redor dos olhos.

Você sabia ?

As araras tem uma grande importância na natureza, pois eles ajudam no reflorestamento de 18 espécies de plantas, das quais 98% correspondem a seis espécies de palmeiras grandes.