White-eared catbird (Ailuroedus buccoides) é uma especie de ave da família dos Ptilonorhynchidae que pertence ao gênero Ailuroedus.
Com comprimento de corpo de até 25 centímetros, o white-eared catbird é um dos menores representantes da família do bowerbird. É uma das espécies cujo comportamento de cortejo não envolve a construção de um caramanchão pelo macho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do white-eared catbird
A forma nominal do white-eared catbird atinge um comprimento de corpo de até 25 centímetros, dos quais 8,3 a 9,9 centímetros é a cauda dos machos, as fêmeas, que têm quase o mesmo tamanho e comprimento corporal de até 24 centímetros, têm penas na cauda entre 7,8 e 9,4 centímetros de comprimento.
O comprimento do bico é de 2,7 a 3,4 centímetros, sendo que o bico das fêmeas tem no máximo 3,2 centímetros de comprimento, os machos pesam entre 110 e 172 gramas, as fêmeas entre 100 e 152 gramas, não há dimorfismo sexual perceptível.
Os pássaros-caramanchões de orelhas brancas têm uma coroa marrom-avermelhada a marrom-oliva que é lavada com verde, a região abaixo e atrás do olho, os lados inferiores da cabeça e a garganta são predominantemente emplumados esbranquiçados.
A parte superior do pescoço é marrom-avermelhada com grandes pontas de penas pretas que formam uma larga faixa manchada, que também pode ser tracejada em alguns indivíduos, as asas e a cobertura superior da cauda são verdes.
Cada uma das bandeiras externas das asas do braço tem uma grande mancha branca no final, as bandeiras internas das asas do braço e das asas das mãos são marrom-escuras, na parte inferior as asas são marrom-amareladas, sendo a parte inferior das primárias a mais escura.
Habitat do white-eared catbird
O white-eared catbird está confinado principalmente a florestas montanhosas de baixa altitude (entre 0 e 800 m, às vezes até 1200 m) e ocasionalmente às suas bordas, mas também a florestas sujeitas às monções no sudeste de sua distribuição.
Distribuição geográfica
O white-eared catbird habita apenas as terras baixas da Nova Guiné. Também ocorre nas ilhas de Salawati , Yapen , Batanta e Waigeo, na costa da Nova Guiné . Está ausente nas terras baixas do Trans-Fly, onde ocorre o caramanchão-de-orelha-preta .
Reprodução do white-eared catbird
Ao contrário de outros pássaros-caramanchões, o white-eared catbird macho não constrói caramanchões. São aves monogâmicas, mas ainda não foi investigado quanto tempo dura o vínculo do casal.
No caso dos caramanchões-de-orelha-preta, intimamente relacionados, entretanto, foi comprovada uma relação que dura vários anos. Portanto, é provável que isto também se aplique ao caramanchão de orelha branca.
Eles defendem um território que serve de área de alimentação e reprodução. No entanto, a compatibilidade com membros da mesma espécie fora da época de reprodução indica que um território só pode ser ocupado durante a época de reprodução.
Alimentação do white-eared catbird
É composto por frutas, insetos, pequenos pássaros adultos e filhotes capturados no ninho. Os filhotes da espécie são alimentados com frutas e artrópodes.
Canto do white-eared catbird
O white-eared catbird emite seus gritos a partir da cobertura vegetal que geralmente denuncia sua presença. Ele emite apitos e também um meeyaaah nasal que lembra o miado de um gato.
Os pares mantêm contato sonoro emitindo notas curtas, agudas e metálicas. O canto territorial consiste em uma série de notas raspadas e discordantes.