Yellow-throated honeyeater: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Yellow-throated honeyeater (Nesoptilotis flavicollis) é uma especie de ave da família dos Melifagidae que pertence ao gênero dos Nesoptilotis.
É semelhante em comportamento e aparência ao comedor de mel de orelhas brancas e é endêmico do estado insular da Tasmânia , na Austrália . Antigamente era considerada uma praga dos pomares.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do yellow-throated honeyeater
O yellow-throated honeyeater é um comedor de mel de tamanho médio com cauda relativamente longa. O peso típico é 31 g (1,1 onças) e o comprimento médio é 21 cm.
A plumagem é verde-oliva brilhante na parte superior, com coroa, rosto e barriga cinza-prateados, contrastando com um queixo e garganta amarelos brilhantes distintos.
Há uma pequena mancha amarela na orelha e as penas das asas são contornadas em amarelo. O bico é preto e o olho é de um vermelho rubi profundo. As fêmeas são menores que os machos. As aves juvenis são muito semelhantes aos adultos, mas mais opacas.
Habitat do yellow-throated honeyeater
Seu habitat natural são florestas temperadas , bosques e matagais e charnecas costeiras.
As florestas de esclerófila úmidas e secas são os habitats preferidos, com outros habitats como florestas alpinas de eucaliptos e florestas abertas de eucaliptos, florestas tropicais frescas, charnecas costeiras e matagais também sendo usados.
Também podem ser encontrados em campos de golfe, pomares, parques e jardins. Povoamentos mais antigos de esclerofila seca podem ser afetados negativamente pelo fogo.
Reprodução do yellow-throated honeyeater
A reprodução ocorre de agosto a janeiro. Durante a época de reprodução, as fêmeas mudam-se para os territórios dos machos,o ninho geralmente fica a 1 m do solo em um arbusto baixo ou touceira, mas pode ocasionalmente ser encontrado a até 10 m na folhagem.
É construído pela fêmea com grama, pedaços de casca de árvore, folhas e teia de aranha e forrado com fibras de fetos arbóreos, lã e pele, esta espécie é conhecida por coletar pêlos para o ninho de animais vivos, como cavalos, cães e humanos.
A fêmea incuba os ovos e alimenta os filhotes, uma ninhada típica tem dois ou três ovos rosados, e o período de incubação é de aproximadamente 16 dias, a fêmea sozinha incuba os ovos e também alimenta os filhotes.
Os filhotes também passam cerca de 16 dias no ninho, o macho expulsará os filhotes e a fêmea quando eles tiverem idade suficiente para se dispersarem (geralmente por volta de três semanas), esta espécie é parasitada pelo cuco de cauda em leque e pelo cuco pálido.
Alimentação do yellow-throated honeyeater
O yellow-throated honeyeater se alimenta principalmente de artrópodes, também tomando algum néctar, e ocasionalmente frutas ou sementes. A espécie se alimenta desde a copa até o solo, geralmente sozinha ou em pares.
Canto do yellow-throated honeyeater
O yellow-throated honeyeater faz uma variedade de chamados . Estes incluem um chamado de reprodução, usado para atrair parceiros e para anunciar a propriedade de um território.
Esse canto varia geograficamente, mas consiste essencialmente em um zumbido chur-uk, chur-uk ou um alto de-wit , e é usado durante a época de reprodução. Outra chamada comum é repetida tonk, tonk, tonk ou tchook, tchook.