O zarro-castanho (Aythya nyroca) é uma espécie de pato que pertence à família Anatidae, conhecido também como zarro-pardo ou pato ferruginoso.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O zarro-castanho é uma espécie de pato mergulhador, do grupo dos zarros, que se caracteriza pela plumagem castanha, com as penas infracaudais brancas.
Esta espécie distribui-se sobretudo pelo leste da Europa, e em Portugal é raro, sendo observado anualmente em números muito reduzidos.
Características do zarro-castanho
O macho reprodutor é um castanho rico e escuro na cabeça, peito e flancos com coberturas infracaudais de branco puro contrastantes, em vôo, a barriga branca e a mancha sob as asas são visíveis.
Por outro lado as fêmeas são mais opacas e marrons que os machos, e os macho tem um olho amarelo e as fêmeas têm um olho escuro.
Reprodução do zarro-castanho
Na época de reprodução o zarro-castanho formam pares a partir de janeiro e, durante o namoro, o macho costuma enrolar o rabo para que ele mergulhe na água, formando uma mancha branca triangular nas coberturas infracaudais.
Além disso, os ovos são postos a partir do final de abril ou início de maio em um ninho situado no solo próximo à água, ou às vezes um ninho flutuante é construído entre a vegetação emergente.
Já os ovos são incubados por 25 a 27 dias e o período de emplumação é de 55 a 60 dias.
Alimentação
Esta espécie de pato se alimentam principalmente mergulhando ou brincando, sua dieta consiste em plantas aquáticas com alguns moluscos, insetos aquáticos e pequenos peixes.
Geralmente o zarro-castanho se alimentam à noite e se inclinam (mexer) em busca de comida, bem como no mergulho mais característico.
Habitat
Esta espécie de zarro habita em corpos de água doce bastante rasos com rica vegetação submersa e flutuante com densos povoamentos de vegetação emergente nas margens.
No entanto, na passagem e no inverno, também frequentará águas costeiras, mares interiores e grandes lagoas abertas.
Fotos do zarro-castanho
Distribuição geografica
O zarro-castanho pode ser encontrado na Península Ibérica e do Magreb , de leste a oeste da Mongólia, ao sul da Arábia, embora no oeste seja agora escassa e localizada e extirpada localmente em alguns países.
Tabém são encontrados em toda a bacia do Mediterrâneo e no Mar Negro, um número menor migra para a África subsaariana através do vale do Nilo.