Zarro-de-colar: características, reprodução, alimentação e habitat
O zarro-de-colar (Aythya collaris) é uma espécie de pato que pertence á família Anatidae, conhecido também como pato de pescoço anelado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o macho é bastante parecido com o zarro-negrinha, distinguindo-se desta espécie pelo formato mais anguloso da cabeça, pela risca vertical branca no flanco e pela mancha branca no bico, perto da extremidade deste.
O zarro-de-colar é nativo da América do Norte, sendo bastante raro na Europa, onde contudo aparece com alguma regularidade nos meses de Outono e Inverno.
Características do zarro-de-colar
Os machos desta espécie são caracterizados por listras verticais brancas nas laterais, perfil da cabeça com “topo” traseiro e uma faixa cinza próximo ao final do bico.
Além disso, em vôo, ambos os sexos podem ser identificados por listras cinzas em vez de brancas nas asas.
A plumagem feminina (peito e ventre) é marrom com um tom cinza mais escuro (costas, asas e cabeça).
Ambos os sexos possuem bicos cinza-escuros com listras horizontais brancas proeminentes, os juvenis são semelhantes às fêmeas, mas sua coloração é mais difusa e as barras do bico são menos pronunciadas.
Por serem patos mergulhadores, são frequentemente observados mergulhando (desaparecendo momentaneamente da nossa vista), à procura de alimento no fundo, com nítida preferência por grandes lagoas, procurando as zonas mais afastadas das margens.
Reprodução do zarro-de-colar
Na época de reprodução os pares de zarros-de-colar ficam juntos apenas para reprodução, depois disso, eles se separam.
O ninho desta ave é em forma de tigela, construído sobre a água em vegetação emergente densa com juncos e plantas lenhosas.
A fêmea põe um ovo por dia até que 8 a 10 ovos sejam postos, eles são incubados de 25 a 29 dias e a fêmea pode permanecer com os filhotes até que eles possam voar.
Alimentação
O zarro-de-colar é uma ave onívora e se alimentam principalmente mergulhando ou brincando na superfície, em sua dieta consiste em matéria animal, como insetos, minhocas, sanguessugas, mosquitos e caracóis.
No entanto, á medida que amadurecem, tendem a mudar sua dieta para plantas submersas, como algas e coontail, e emergentes, como arroz selvagem anual e caracóis.
Habitat
Esta espécie habita em lagos arborizados ou lagoas no norte dos Estados Unidos e Canadá.
Fotos do zarro-de-colar